Leia também:
X Gravadora processa Spotify nos EUA e pede US$ 1,6 bilhão

Brasileiro que fazia trabalho social é preso na Venezuela

Jonatan Diniz foi acusado de conspirar contra o governo de Nicolás Maduro

Gabriela Doria - 03/01/2018 16h28 | atualizado em 04/01/2018 10h58

O brasileiro Jonatan Moisés Diniz, mais conhecido como Pity, está detido em uma prisão da Venezuela desde o dia 28 de dezembro. O rapaz de 31 anos, que é de Santa Catarina, estava no país para arrecadar alimentos e brinquedos para crianças venezuelanas e chegou a denunciar, nas redes sociais, a situação de calamidade enfrentada no país. Apesar disso, o governo de Nicolás Maduro acusa Jonatan de conspirar, junto com a CIA, para a derrubada do líder chavista, através da ONG Time Of Change the Earth (Tempo de Mudar a Terra, em tradução livre). Desde que foi preso, a família do catarinense ainda não teve notícias dele.

Jonatan Diniz mora na Califórnia, mas estava na Venezuela para fazer trabalho voluntário Foto: Reprodução

O anúncio da prisão de Jonatan foi dado pelo deputado Diosdado Cabello, aliado de Maduro, em seu programa televisivo.

– Sabemos que esses tipos de ações da CIA (Agência Central de Inteligência), em outras ocasiões e em outros países, são fachadas para percorrer o país, identificar objetivos estratégicos, financiar terroristas e outros – declarou o parlamentar.

Os familiares do brasileiro criaram uma campanha nas redes sociais pela libertação de Jonatan. A página Liberdade para Jonatan Pity #freedomforjonatan contém apelos pela soltura do rapaz. Em uma das publicações, a mãe do brasileiro, Renata Diniz, afirma que o filho é um “espírito livre”.

– Enganados estão os que acham que prenderam o Pity na caótica Venezuela a mando do governo Maduro. Só encarceram um corpo. O Pity é espírito livre – escreveu a mãe do rapaz.

Jonatan não tem contato com a família desde o dia em que foi preso Foto: Reprodução

Esta semana, Renata concedeu entrevista ao jornal O Globo. Ela acredita que, passado o feriado de Ano-Novo, a família terá notícias dele e as autoridades trabalharão pela sua liberdade.

– Até o momento não tivemos nenhuma resposta, nem positiva, nem negativa. Todos dizem a mesma coisa e que, por causa do feriadão (de fim de ano), as coisas ficaram mais devagar, mas a gente já está em contato com as autoridades. Acredito que a partir de amanhã vão começar a mexer nisso, para cobrar mais do governo brasileiro que faça alguma coisa e que peça alguma resposta. A gente está só aguardando. No pós-feriadão, a esperança é que as coisas caminhem para frente – afirmou a mãe de Jonatan.

Enfrentando um rompimento diplomático com a Venezuela, o Itamaraty informou que está negociando com o governo chavista “para prestar a assistência consular cabível” ao rapaz.

Leia também1 Venezuela declara embaixador brasileiro 'persona non grata'
2 Brasil também vai expulsar diplomata da Venezuela
3 Canadá responde Venezuela com expulsão de Embaixador

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.