Leia também:
X EUA: Joe Biden assina decreto para facilitar acesso ao aborto

Brasileiro preso com maconha na Indonésia faz uso medicinal

Familiares afirmam que homem, de 24 anos, tem autorização para consumo e será liberado

Gabriel Mansur - 08/07/2022 16h43 | atualizado em 08/07/2022 17h50

Brasileiro preso na Indonésia Foto: Ngurah Rai Airport Police/Divulgação

Um brasileiro foi preso em Bali, na Indonésia, por porte de 2,8 gramas de maconha. Ele foi detido no dia 28 de junho pela polícia do Aeroporto Internacional de Ngurah Rai. O homem, identificado como Alberto Sampaio Gressler, de 25 anos, comprou a cannabis na Tailândia, por onde passou antes de chegar à Indonésia. De férias desde o dia 13 de junho, ele ainda passou pela Turquia, ponto de origem da “tour”.

Apesar de as leis locais apontarem um mínimo de quatro anos de prisão, a família confia que ele não será condenado. De acordo com os familiares, o estudante de medicina teria autorização para consumir a cannabis para tratar problemas como ansiedade, depressão e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

– Ele não é traficante, a quantidade que ele tinha é menos que um cigarro. Apresentamos toda documentação que mostra que ele faz uso medicinal para as autoridades da Indonésia – disse o cunhado e advogado, Antônio Neto.

Neto ainda revelou que Alberto faz uso medicinal de maconha desde 2016, tem recomendação médica para o uso e é associado à Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança, que tanto fabrica quanto fornece os produtos usados pelo jovem para tratamento.

– O Alberto passou por um atendimento psiquiátrico na Indonésia nesta madrugada e foi apontado que ele realmente tem os transtornos e precisa fazer o uso medicinal da maconha – ressaltou.

O Itamaraty informou que acompanha a situação e presta toda assistência ao brasileiro, mas que não pode passar informações detalhadas sobre o caso.

OUTROS CASOS
A Indonésia, que é adepta da pena de morte, tem leis severas contra o tráfico de drogas. Em 2015, por exemplo, dois brasileiros foram executados. Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi preso ao tentar entrar no país com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. Rodrigo Gularte, de 42 anos, tentou ingressar com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Os dois foram mortos por fuzilamento na prisão.

Leia também1 Cantor Leandro Borges celebra seu novo lançamento
2 Brad Pitt diz ter doença que o impede de reconhecer pessoas
3 No Limite: Victor fica fora da final após contato com Matheus
4 Entenda a transmissão e os sintomas da varíola dos macacos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.