Leia também:
X Eleição presidencial na Turquia deve ter 2° turno, diz mídia turca

Brasileira de 44 anos está desaparecida há 9 dias em Paris

Buscas mobilizam a polícia francesa

Pleno.News - 15/05/2023 13h41 | atualizado em 15/05/2023 16h07

Fernanda Santos de Oliveira Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma brasileira de 44 anos está desaparecida desde o dia 6 de maio, em Paris, na França. A polícia francesa iniciou as buscas por Fernanda Santos de Oliveira em hospitais e unidades de medicina legal da capital do país europeu. O grupo de voluntários Amis du Brésil (Amigos do Brasil) auxilia nas buscas. De acordo com o Itamaraty, o Consulado do Brasil em Paris já acompanha o caso.

De acordo com Maria Aparecida Santos de Oliveira, de 52 anos, irmã de Fernanda, as duas se falavam diariamente desde que a irmã mais jovem viajou para a Europa no dia 1º de abril de 2022. O último contato foi na tarde do último dia 6, um sábado.

– Eu liguei e conversamos rapidamente porque ela estava no metrô e estava chegando em sua estação. Ela disse que me ligava assim que chegasse em casa, mas não ligou. Depois, não consegui mais contato – contou.

Segundo a irmã, Fernanda viajou para Paris com uma amiga da família.

– Foi passear, mas acabou gostando de lá e ficou. A amiga foi para os Estados Unidos e ela ficou morando sozinha. Ela conseguiu emprego em um bom restaurante de lá e tinha dois bicos como faxineira. Estava feliz, com várias propostas de trabalhos melhores – disse.

Fernanda trabalhava no restaurante Pedra Alta, em Boulogne Billancourt, no subúrbio da capital francesa, e desde o dia 5 ela não comparece ao trabalho.

A brasileira deixou um filho de 23 anos e um casal de netos em Botucatu (SP).

– Nós todos estamos muito aflitos pela falta de notícias. Falávamos com ela todos os dias e, de repente, ela desapareceu. Foi uma surpresa, um mistério ela ter sumido assim, por isso pedimos ajuda para tentar encontrá-la. Esse grupo de brasileiros de lá está nos ajudando e passando as informações que eles recebem da polícia. Neste momento, estão fazendo buscas em hospitais – relatou a irmã, na manhã desta segunda-feira (15).

Membros do Amis du Brésil espalharam cartazes com a foto de Fernanda em pontos estratégicos de Paris. Eles também divulgaram fotos da brasileira em jornais franceses. Em sua página na rede social, a organização pede informações.

– Fernanda Santos de Oliveira não dá notícias há mais de dez dias, não foi ao trabalho como era de costume e não responde e nem atende o celular. Ela está sozinha em Paris (mora em Paris há mais de um ano), foram à sua casa e ela não está lá. Saiu com uma bolsa de mão, trotenete (patinete) e passaporte – diz a mensagem.

Fernanda deixou o celular em casa, junto com outros documentos. O aparelho foi entregue à polícia para perícia. Vizinhos a viram saindo de casa como de costume, sem que demonstrasse qualquer situação anormal.

O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Paris, informou que mantém contato com autoridades locais com vistas a acompanhar a apuração das circunstâncias do desaparecimento da nacional brasileira.

– O Consulado presta assistência consular aos familiares – disse, em nota.

*AE

Leia também1 PM mata dois colegas a tiros de fuzil em Salto, interior de SP
2 Policial que matou colegas no Ceará grava vídeo após o crime
3 Irmãs deixam carta aos pais e desaparecem no litoral de SP
4 Homem é suspeito de matar menina e escondê-la sob sofá
5 Força Nacional ficará mais 30 dias no Rio Grande do Norte

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.