Leia também:
X Faculdade veta convite a chinesa que ia falar contra comunismo

Brasil perde negócio de mais de R$ 250 bilhões após fala de Lula

Estatal ucraniana suspendeu tratativas para instalar produção de aviões no Brasil em razão das falas do presidente a respeito da guerra

Pleno.News - 25/04/2023 17h20 | atualizado em 25/04/2023 18h01

Presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

Diante das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito da guerra, a estatal ucraniana Antonov decidiu suspender as negociações para instalar uma produção de aviões no Brasil. O investimento seria de 50 bilhões de dólares (cerca de R$ 253 bilhões) e previa a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo informações da CNN Brasil, a empresa planejava instalar fábricas em São Paulo e Paraná. O Brasil havia sido escolhido, pois a Ucrânia o considerava um país neutro em relação à guerra, visão que mudou após as declarações de Lula.

Recentemente, o presidente brasileiro atribuiu ao país invadido parte da culpa pelo conflito e disse que a guerra interessava também ao presidente do país, Volodimir Zelensky, e não apenas a Vladimir Putin, chefe de Estado da Rússia. O petista também defendeu que outras nações parassem de enviar armas para o confronto. No entanto, esse é o meio pelo qual a Ucrânia tem conseguido resistir às tropas russas.

O projeto da Antonov no Brasil contava com uma planta industrial de 70 mil metros quadrados e uma pista de testes de no mínimo 2.400 x 50 metros a ser instalada em cinco anos.

Apesar da decisão de suspender a negociação, a estatal disse à CNN que pode retomar as tratativas caso o governo envie um ofício formal desfazendo possíveis mal-entendidos, expressando interesse em dar seguimento ao projeto e em cooperar bilateralmente.

Leia também1 Deputado do PCdoB defende o PL da Censura: "Discurso de ódio"
2 Janones faz piada homofóbica após ser condenado na Justiça
3 Janja diverge de Rui Costa e José Múcio sobre futura chefia do GSI
4 Invasor apertou mão de fotógrafo após registro de arrombamento da sala de Lula
5 Embaixada do Brasil em Madri faz greve com chegada de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.