Leia também:
X Crianças desaparecidas há 40 dias na Colômbia são achadas

Brasil aumenta produção de notas de peso argentino em 2023

País vizinho teve que apelar para outros países para suprir demanda por cédulas

Paulo Moura - 10/06/2023 09h44 | atualizado em 10/06/2023 13h20

Lula em foto ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com a economia em frangalhos e uma inflação que corrói o valor de sua moeda rapidamente, a Argentina teve que apelar para outros países para emitir cédulas de peso argentino suficientes para atender a demanda da população. Desde 2020, o Brasil é um dos países que fabrica as notas utilizadas na economia da nação vizinha, mas em 2023 essa produção foi intensificada para patamares estratosféricos.

Em 2022, foram mais de 600 milhões de notas de peso argentino fabricadas pela Casa da Moeda do Brasil. No entanto, a produção em 2023 aumentou para uma quantidade em torno de 19 a 20 milhões de cédulas por semana, o que representa, em um ano de pouco mais de 50 semanas, a uma fabricação de cerca de 1 bilhão de notas ao longo do ano.

Além de importar cédulas do Brasil, o Banco Central da Argentina também foi obrigado a encomendar notas de países como Espanha, França, Malta e até da China, que chegam por navio e avião. Recentemente, o país governado por Alberto Fernández teve de anunciar a criação da cédula de 2 mil pesos para conter o crescimento da circulação de notas.

A moeda do país vizinho vive atualmente uma desvalorização grave e mesmo a recém-criada nota de 2 mil pesos vale pouco mais de 8 dólares, o equivalente a menos de R$ 40. Em março, o número de cédulas em circulação na Argentina atingiu o recorde de 9,946 milhões de unidades. Em maio, a inflação do país também atingiu um recorde e chegou a 109%.

Leia também1 Crianças desaparecidas há 40 dias na Colômbia são achadas
2 Elon Musk usa meme para criticar identidade de gênero
3 Brasília: Foro de São Paulo fará encontro no final deste mês
4 PL libera senadores e direita pavimenta caminho para Zanin
5 Empresários são achados mortos em condomínio de luxo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.