Leia também:
X Haiti: Primeiro-ministro diz que irá renunciar ao cargo

Boris quer obrigatoriedade de vacinação para grandes eventos

Medida deverá ser imposta a partir de setembro no Reino Unido

Pleno.News - 19/07/2021 14h38 | atualizado em 19/07/2021 16h51

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido Foto: EFE / EPA / VICKIE FLORES

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson afirmou que seu governo pretende obrigar, a partir de setembro, que cidadãos britânicos se vacinem contra a Covid-19 com todas as doses necessárias para participarem de ambientes com grandes aglomerações, como boates, ou de grandes eventos.

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (19), Johnson defendeu a suspensão de todas as restrições relacionadas à crise sanitária, mesmo com o aumento dos casos e de hospitalizações por Covid-19 no país, diante da disseminação da variante Delta, mais contagiosa.

– Há um ponto em que as restrições deixam de prevenir mortes e apenas atrasam o inevitável – argumentou o premiê, adicionando que as novas infecções no Reino Unido estão dentro da margem máxima para se prosseguir com a reabertura.

Ainda assim, Johnson disse não poder garantir que a retomada das atividades não será revertida, caso a pandemia piore no país. Segundo ele, é necessário ser “humilde diante da natureza”, uma vez que novas mutações do coronavírus podem mudar a situação atual. Para evitar novas restrições, o premiê disse ser necessário manter o sistema de testagem e rastreio de casos de Covid-19, além de isolamento em casos confirmados de infecção.

De acordo com o conselheiro médico chefe do governo britânico, Patrick Vallence, 60% das pessoas que estão sendo hospitalizadas por Covid-19 no Reino Unido tomaram as duas doses das vacinas contra a doença. Segundo ele, este dado não é inesperado, já que os imunizantes não possuem 100% de eficácia, ainda que ela seja “alta”.

Vallance ainda atualizou os números da pandemia no Reino Unido. Segundo ele, 46.024 pessoas foram contaminadas diariamente nos últimos sete dias, em média, enquanto o número de óbitos por Covid-19 ficou em 42 por dia, na mesma comparação. 46,3 milhões de britânicos tomaram uma dose das vacinas. Destes, 36,1 milhões foram inoculados pela segunda vez.

*AE

Leia também1 SP terá campanhas anuais de vacinação contra Covid-19
2 Organização dos Jogos Olímpicos confirma 58 casos de Covid-19
3 Haiti: Primeiro-ministro diz que irá renunciar ao cargo
4 Asteroide de 220 metros passará pela órbita da Terra esta semana
5 EUA acusam China de promover ciberataques a outros países

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.