Leia também:
X Governo dos EUA confirma piora do PIB no 1º trimestre

Bolívia: Ex-presidente agradece, mas rejeita convite de Bolsonaro

Presidente do Brasil ofereceu asilo a Jeanine Áñez

Henrique Gimenes - 29/06/2022 15h31 | atualizado em 29/06/2022 16h31

Ex-presidente da Bolívia, Jeanine Áñez Foto: EFE/Rodrigo Sura

Nas redes sociais, a ex-presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, agradeceu à oferta feita pelo presidente Jair Bolsonaro de oferecer asilo no Brasil, mas recusou o convite. O comunicado foi divulgado pela família de Áñez.

Ela foi condenada a dez anos de prisão por violação de deveres e resoluções contrárias à Constituição quando assumiu o poder na Bolívia, em 2019. O episódio ocorreu após a renúncia de Evo Morales.

“Jeanine Áñez agradece a Jair Bolsonaro, a quem não conhece pessoalmente, por seu repúdio aos abusos cometidos contra a ex-presidente da Bolívia. Ela é inocente e não saiu, nem vai sair do país”, disse a ex-presidente da Bolívia no Twitter.

A oferta havia sido feita por Bolsonaro em entrevista ao programa 4 por 4, no YouTube. Na ocasião, o presidente brasileiro declarou que estava avaliando a situação de Áñez e a possibilidade de oferecer asilo à boliviana. Ele considerou a prisão dela uma “injustiça”.

– (Ela) cumpriu um ano de cadeia, tentou duas vezes o suicídio, tive uma vez com ela apenas, achei uma pessoa bastante simpática, uma mulher, acima de tudo. E, há coisa de um mês, ela e o seu ministro da Defesa e o chefe de polícia foram condenados, todos, há dez anos de cadeia. Eu sei que a Jeanine está presa, vi umas imagens terríveis, uma mulher sendo arrastada pra dentro do presídio, sendo acusada de atos antidemocráticos (…). O que for possível eu farei para que ela venha para o Brasil, caso assim o governo da Bolívia concorde. Estamos prontos para receber o asilo dela, como desses outros dois que foram condenados há dez anos de cadeia – assinalou.

Leia também1 Randolfe quer Guimarães no Senado por acusações de assédio
2 Governo cria perfis temporários nas redes por restrição eleitoral
3 Bolsonaro recebe âncora da Fox News no Palácio da Alvorada
4 Presidente da Caixa: "Vida inteira pautada pela ética"
5 Bolsonaro escolhe data para lançar candidatura. Saiba qual!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.