Leia também:
X EUA deixarão Cuba, Nicarágua e Venezuela fora de cúpula

Bolívia diz estar atravessando 5ª onda da pandemia de Covid

Anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo ministro da Saúde boliviano, Jeyson Auza

Pleno.News - 06/06/2022 15h05 | atualizado em 06/06/2022 15h32

Bolívia declara estar atravessando 5ª onda da pandemia de Covid Foto: EFE/ Martin Alipaz

Nesta segunda-feira (6), o ministro da Saúde da Bolívia, Jeyson Auza, anunciou que o país entrou na quinta onda de contágio da Covid-19. As declarações surgiram em meio a uma sequência de quatro semanas seguidas com alta no número de casos.

– Neste momento, de maneira oficial, nos encontramos na quinta onda epidemiológica da pandemia, após quatro semanas consecutivas de aumento nos casos – garantiu o titular da pasta.

As informações foram divulgadas por Auza durante apresentação do boletim semanal sobre a propagação do novo coronavírus no território boliviano. Ele revelou que, na semana passada, foram detectados 1.609 novos casos positivos e a morte de sete pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

O aumento na propagação do patógeno vem sendo atribuído à escalada da subvariante BA.2 da ômicron, cuja presença foi atestada na Bolívia no início de maio.

O país atravessou o primeiro pico da Covid-19 entre julho e agosto de 2020, quando foi alcançada taxa de letalidade de 6,2%. A segunda onda veio entre janeiro e fevereiro de 2021. A terceira onda ocorreu entre junho e julho de 2021, ambas com índice de mortes de 2,7%.

O quarto pico foi registrado entre o fim de dezembro de 2021 e o início deste ano, com um nível de contágio muito mais alto, com mais de 14 mil casos por dia, embora a taxa de letalidade tenha girado em torno de 0,7%.

Segundo o ministro, a estratégia de contenção do novo coronavírus será com o aumento dos testes de detecção, a aplicação de vacinas e um programa ativo de vigilância epidemiológica.

Desde janeiro de 2021, foram aplicadas mais de 13,9 milhões de doses de vacinas, entre primeiras, segundas, terceiras e quartas.

A Bolívia, desde o início da circulação do novo coronavírus, registrou 910.228 positivos e 21.949 mortes por Covid-19. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, 15.833 casos continuam ativos.

O país atravessa uma greve de médicos, que reivindicam a anulação da Lei de Emergência Sanitária, mais contratações de profissionais e recursos para a compra de insumos e medicamentos.

*EFE

Leia também1 Curada da Covid-19, Ana Maria Braga retorna ao Mais Você
2 Supremo foi importante para solucionar pandemia, diz Gilmar
3 Lula e Janja estão com Covid-19 e cumprem isolamento
4 Joelma reaparece com rosto inchado: "Com ou sem sequelas, farei turnê"
5 China: Xangai volta a impor confinamento contra a Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.