Leia também:
X Deslizamentos de terra matam 23 pessoas na Colômbia

Bispos africanos se posicionam contra dar bênção a casais gays

Em muitos países da África a prática homossexual é considerada crime

Leiliane Lopes - 13/01/2024 19h16 | atualizado em 16/01/2024 15h56

(Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

Na última quinta-feira (11), os bispos católicos africanos expressaram descontentamento em relação à recente aprovação, por parte do Vaticano, de bênçãos a casais homoafetivos. Segundo os líderes religiosos, essa medida é considerada “inadequada” no contexto cultural do continente onde eles atuam.

A homossexualidade permanece ilegal em muitos países africanos, especialmente naqueles onde o islamismo é predominante. A Santa Sé, no mês passado, sob a aprovação do papa Francisco, permitiu a bênção de casais considerados “irregulares” aos olhos da Igreja, abrangendo divorciados e pessoas do mesmo sexo. Contudo, especificou que tais bênçãos deveriam ocorrer fora dos rituais litúrgicos.

Em um comunicado emitido em Acra, capital de Gana, o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (Secam) reafirmou a posição da Igreja.

– A doutrina da Igreja sobre o casamento cristão e a sexualidade permanece inalterada – declarou o Simpósio.

E acrescentou que os bispos africanos consideram “inadequado abençoar uniões homossexuais ou casais do mesmo sexo na África”.

Segundo o comunicado, essa prática poderia causar confusão e entrar em contradição direta com o ethos cultural das comunidades africanas.

O Vaticano esclareceu que a medida não implicava qualquer alteração na doutrina e destacou a importância de manter a “prudência” em alguns países, considerando as diversas realidades culturais.

Leia também1 Homem morre após golpe de faca em show de Manu Bahtidão
2 Juíza manda retirar vídeo de filho de ministro com roupas caras
3 Divorciado há 10 anos, casal encanta web ao casar novamente
4 Evaristo Costa está na UTI após complicações da doença de Crohn
5 Criança de 6 anos morre dentro de carro arrastado por enxurrada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.