Leia também:
X Putin diz que países não devem opinar sobre Afeganistão

Biden não garante evacuação do Afeganistão sem perda de vidas

'Haverá tempo para criticar a decisão quando a operação terminar', afirmou

Pleno.News - 20/08/2021 16h51 | atualizado em 20/08/2021 17h08

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden Foto: EFE/EPA/Jim Lo Scalzo

Em coletiva de imprensa, após discursar na Casa Branca nesta sexta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou não ter visto qualquer questionamento de aliados americanos à credibilidade de seu governo no cenário internacional por conta da retirada das tropas americanas do Afeganistão, o que provocou uma rápida tomada do grupo extremista Talibã sobre o controle do país.

Segundo Biden, todos os aliados dos EUA concordaram com sua decisão, que foi tomada sob consenso de sua equipe. O mandatário ainda confirmou que se reunirá com as outras nações do Grupo dos Sete (G7) na semana que vem, para acordar um posicionamento em relação ao Afeganistão, após o avanço do Talibã. De acordo com Biden, os EUA e as nações aliadas farão pressão sobre o novo governo afegão em prol dos direitos humanos no país.

Agora, no entanto, o foco é retirar os cidadãos americanos e outras pessoas que contribuíram com os EUA no Afeganistão, disse Biden.

– Haverá muito tempo para criticar a nossa decisão quando esta operação terminar – afirmou o presidente, que classificou a evacuação em curso como “um dos maiores e mais difíceis transportes aéreos da história”.

Biden disse também que a operação é arriscada e que não tem como garantir que ela ocorrerá sem risco de perda de vidas, mas prometeu que moverá todos os recursos disponíveis para executá-la. Segundo ele, o governo americano está em contato próximo com o Talibã para garantir a saída segura de cidadãos dos EUA.

Desde a segunda-feira, os EUA fizeram um “grande progresso”, na visão de Biden, ao proteger o aeroporto de Cabul e retomar os voos de saída. Nas últimas 24 horas, 5,7 mil americanos deixaram o Afeganistão, somando ao total de aproximadamente 13 mil desde a retirada das tropas, de acordo com o chefe de Estado.

*Estadão

Leia também1 Biden: Evacuação de Cabul é uma das mais difíceis da história
2 Putin diz que países não devem opinar sobre Afeganistão
3 Talibãs 'caçam' e matam parente de jornalista no Afeganistão
4 Apresentadora compara cristãos de direita ao Talibã
5 Canal Hipócritas satiriza a 'velha imprensa' na cobertura do Talibã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.