Leia também:
X Fundador do Telegram é acusado de agredir filho e negar pensão

Biden: Israel ainda não tomou decisão sobre ataque contra o Irã

Segundo presidente dos EUA, "tudo ainda está sob discussão"

Pleno.News - 04/10/2024 16h57 | atualizado em 04/10/2024 18h50

Joe Biden Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, nesta sexta-feira (4), que Israel ainda não tomou decisão sobre o que fará em termos de ataque contra o Irã, sugerindo que o governo americano desencorajou ataques diretos contra instalações petrolíferas iranianas.

– Tudo ainda está sob discussão. Israel está em feriado e não fará decisão sobre o ataque imediatamente – revelou, esclarecendo afirmação realizada nesta quinta (3).

Os comentários aconteceram durante a coletiva de imprensa da Casa Branca, em uma aparição classificada como inédita por veículos da mídia internacional. Normalmente, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, e outras autoridades americanas lideram a coletiva.

Biden afirmou ainda que autoridades dos EUA e de Israel estão em “contato constantemente”. O presidente também disse que estão sendo analisadas sanções americanas contra o Irã, mas evitou revelar detalhes.

– Israel tem todo o direito de responder a ataques, não só do Irã, como do Hezbollah e outros – reiterou, ponderando que a resposta israelense de, entretanto, respeitar questões humanitárias.

Segundo ele, os EUA e países aliados mantêm esforços para reduzir as tensões no Oriente Médio e evitar uma guerra completa, mas as “milícias irracionais” – como os grupos terroristas Hezbollah, no Líbano, e Houthis, no Iêmen – dificultam um acordo.

– Nenhuma administração ajudou Israel como a minha. Netanyahu deve ser lembrar disso – afirmou Biden, ao ser questionado se o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, estaria tentando influenciar eleições americanas ao dizer que só negociará acordo diplomático no Oriente Médio com o próximo governo.

O presidente americano também comentou brevemente sobre as eleições presidenciais dos EUA, afirmando que “não sabe” se serão pacíficas. Biden disse estar “preocupado” sobre a possível reação do ex-presidente Donald Trump e dos republicanos, caso sejam derrotados no pleito contra os democratas.

Entre outros temas, o presidente reiterou comentários sobre o payroll forte de setembro e afirmou que “os números são reais”, ao ser questionado sobre acusações de republicanos de que o governo dos EUA estaria “fabricando” os dados de emprego.

*AE

Leia também1 Israel revela que matou chefe do Hamas na Faixa de Gaza
2 Políticos americanos apresentam projeto que mira Moraes e o Brasil
3 Musk vai a comício de Trump na cidade do ataque ao republicano
4 Irã ameaça bombardear indústria energética de Israel
5 Ex-militar israelense chama Lula de piada: "Lamento por você"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.