Leia também:
X Hackers pedem resgate após roubar dados de 1.500 empresas

Biden elogia Guaidó e diz confiar em “transição” na Venezuela

Presidente americano enviou uma carta ao líder da oposição venezuelana

Pleno.News - 06/07/2021 15h11 | atualizado em 06/07/2021 15h35

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos Foto: EFE/EPA/Doug Mills

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em carta, elogiou a “liderança” do opositor venezuelano Juan Guaidó e disse esperar que isso leve a uma “transição pacífica” na Venezuela, num momento em que a oposição tenta retomar as negociações com o governo de Nicolás Maduro.

A Casa Branca confirmou nesta terça-feira (6) à Agência Efe a autenticidade da carta que Biden enviou ontem a Guaidó, por ocasião do aniversário da independência da Venezuela, e que representou um forte respaldo ao líder opositor que os EUA e outros países reconhecem como presidente interino do país.

Biden escreveu: “Neste dia, refletimos sobre o tremendo trabalho que você, seu governo, a Assembleia Nacional eleita e, acima de tudo, o povo venezuelano realizaram em sua busca por uma transição pacífica e democrática na Venezuela”.

Na carta, Biden não cita Guaidó nominalmente, apenas o chama de “senhor presidente”, assegurando que, sob a “liderança” do líder opositor e junto com a sociedade civil, “estão sendo preservados os ideais de liberdade, democracia e soberania” na Venezuela.

O presidente dos Estados Unidos também cita o libertador Simón Bolívar, que disse que “um povo que ama a liberdade acabará sendo livre”, e conclui a carta expressando seu apoio aos objetivos de Guaidó: “Continuamos comprometidos em apoiar a luta pela liberdade de todos os venezuelanos por meio de uma transição democrática e pacífica na Venezuela”, destacou Biden.

A carta é divulgada em um momento em que a oposição liderada por Guaidó está imersa em negociações e contatos internacionais para fortalecer sua posição diante de uma nova tentativa de diálogo com Maduro.

No último mês de maio, Guaidó anunciou sua disposição de negociar com o governo de Maduro um “acordo de salvação nacional” para superar a crise na Venezuela e conseguir eleições gerais “livres” e “justas”.

Maduro respondeu dizendo que está pronto para se encontrar com “toda a oposição”, mas exige que as sanções internacionais sejam suspensas antes de se sentar para conversar.

No final de junho, Estados Unidos, União Europeia e Canadá abriram a porta para “rever as sanções” impostas à Venezuela se houver “um avanço significativo em uma negociação global” que permita eleições livres. E Guaidó vê essa possível medida como moeda de troca dependendo de como as conversas progridam.

Contudo, em seus primeiros meses no poder, Biden não fez da Venezuela uma prioridade da política externa, apesar de manter o reconhecimento de Guaidó como presidente interino, expressado em 2019 por seu antecessor, Donald Trump.

Depois que os Estados Unidos reconheceram o líder opositor venezuelano, o governante Nicolás Maduro ordenou a expulsão dos diplomatas americanos e o rompimento das relações com Washington.

*EFE

Leia também1 Bolsonaro confirma a ministros que indicará Mendonça ao STF
2 Anvisa autoriza testes da vacina anticovid da Sanofi Pasteur
3 Weintraub admite possibilidade de candidatura em 2022
4 Veja quem são as personalidades que já possuem perfil no GETTR
5 Hackers pedem resgate após roubar dados de 1.500 empresas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.