Leia também:
X Casa Branca reitera importância de parceria entre EUA e Brasil

Biblioteca recebe de volta livro que foi emprestado há 50 anos

Obra foi devolvida de forma anônima ao local. Livro foi entregue com uma carta

Henrique Gimenes - 08/08/2021 21h33 | atualizado em 09/08/2021 10h24

Biblioteca recebe livro de volta que foi emprestado há 50 anos Foto: Reprodução

Um livro pego emprestado há 50 anos em uma biblioteca da Pensilvânia, nos Estados Unidos (EUA), foi anonimamente devolvido ao local de origem no mês passado.

O jornal The Citizens’ Voice, da cidade de Wilkes-Barre, relatou esta semana que o exemplar Coins You Can Collect [Moedas que Você Pode Coletar], do autor Burton Hobson, chegou à Biblioteca Pública de Plymouth, no condado de Luzerne, junto com uma nota de 20 dólares.

Uma carta não assinada que também acompanhava a obra foi escrita como se o autor dela fosse o próprio livro e dizia: “Cinquenta anos atrás (sim, 50!), uma garotinha me tirou desta biblioteca, em 1971. Naquela época, ela não sabia que eles iam se mudar de Plymouth. Naquela época, as crianças não ouviam coisas assim”.

“Como você pode ver, ela cuidou muito bem de mim”, continuou o manuscrito, explicando que o item costumava ser embalado para mudanças frequentemente, mas estava “sempre com muitos outros livros”.

A autora da carta, falando em sua própria voz, e não como o livro, disse que, muitas vezes, pretendia devolver a obra, mas, de alguma forma, nunca o fez.

– Isso se tornou uma piada comum na minha família. Cada vez que nos mudávamos, eles sempre me perguntavam se eu levaria “o livro de Plymouth” – escreveu.

A mulher disse ainda que sabia que os 20 dólares não chegariam nem perto de pagar a multa acumulada nos 50 anos, mas sugeriu: “Talvez, você possa pagar algumas multas de algumas crianças com isso”.

A diretora da biblioteca, Laura Keller, disse que fez exatamente isso, pagando “algumas multas pesadas” de uma jovem mãe que queria começar a pegar livros emprestados novamente. Os empréstimos na biblioteca são suspensos se as multas ultrapassarem 5 dólares, ela explicou.

Tanto a carta quanto o livro estarão em exibição na biblioteca em breve, disse Keller.

A identidade da mulher que devolveu a obra permanece um mistério, embora ela própria tenha dito que sua família e seus amigos saberiam que a história era sobre ela se fosse publicada em um jornal local.

*AE

Leia também1 Bolsonaro compartilha vídeo com crianças cantando música gospel
2 "PT e MBL é tudo farinha do mesmo saco", diz Eduardo B.
3 Barroso quer elevar total de urnas auditadas, diz colunista
4 Bolsonaro irá à Câmara para entregar novo Bolsa Família
5 Bolsonaro publica homenagem a seu pai, Geraldo Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.