Leia também:
X OMS faz reunião de emergência para discutir nova variante

Bélgica anuncia detecção de caso de variante do novo coronavírus

Caso foi divulgado nesta sexta-feira

Pleno.News - 26/11/2021 14h22 | atualizado em 26/11/2021 14h36

Bélgica anuncia detecção de caso da variante B.1.1.529 do novo coronavírus Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira (26), o ministro de Saúde Pública da Bélgica, Frank Vandenbroucke, anunciou a detecção de um caso da variante B.1.1.529 do novo coronavírus, embora tenha lançado apelo para que não haja pânico entre a população.

A pessoa infectada é uma mulher adulta jovem que não se vacinou contra a Covid-19 e apresentou sintomas 11 dias depois de viajar para o Egito, vinda da Turquia, segundo divulgou o Laboratório Nacional de Referência do país europeu, que investiga o caso.

A paciente, de acordo com o órgão, não teve contatos considerados de alto risco fora de casa e nenhum de seus familiares apresentou sintomas até o momento.

EM entrevista coletiva, concedida com Vandenbroucke, o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, admitiu que estão sendo estudadas medidas restritivas quanto à chegada de voos provenientes da África.

– Estamos ativando um protocolo sobre o tema – afirmou o chefe de governo, em rápida declaração.

A princípio, será adotada uma quarentena obrigatória de dez dias para quem resida na Bélgica e chegar daquela região, além da proibição da entrada para não habitantes do país europeu, sem especificação exata de que origens ficarão afetadas.

A identificação da B.1.1.529 foi anunciada ontem na África do Sul, a partir de análises realizadas em meados deste mês. Ela é caracterizada por mais de 30 mutações, conforme explicou o brasileiro Tulio de Oliveira, diretor da Plataforma de Inovação em Pesquisa e Sequenciamento de KwaZulu-Natal (KRISP).

Até então, tinham sido confirmados casos da nova variante na própria África do Sul, na vizinha Botsuana e em Hong Kong, de um passageiro que vinha do território sul-africano, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do país em que foi feita a descoberta.

Mais cedo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que, ainda nesta sexta-feira, determinará se a B.1.1.529 deve ser classificada como de risco, embora aponte que levarão semanas para que seja conhecido o verdadeiro impacto dela.

*EFE

Leia também1 Temor de nova variante derruba preço do petróleo no mercado global
2 OMS faz reunião de emergência para discutir nova variante
3 Sem restrições, Carnaval do Rio deve ter 506 blocos e Anitta
4 Prefeito de SP diz que cancelar Carnaval hoje é incoerente
5 Anvisa recebe pedido de uso emergencial de pílula anticovid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.