Bebidas alcoólicas causaram 3 milhões de mortes em 2016
Conclusão aparece em estudo realizado pela Universidade de Washington em Seattle
Henrique Gimenes - 23/08/2018 21h54
Um estudo realizado pela Universidade de Washington em Seattle e divulgado pela revista “The Lancet” nesta quinta-feira (23) apontou que, somente em 2016, o consumo de álcool foi o responsável pela morte de 3 milhões de pessoas no mundo.
Os resultados apontaram que bebidas alcóolicas são responsáveis por 12% das mortes de homens com idades de 15 e 49 anos. De acordo com Emmanuela Gakidou, do Instituto para Medidas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington em Seattle, a pesquisa apontou que os riscos à saúde originários do álcool são enormes.
– Nossas descobertas são consistentes com outro estudo recente que encontrou correlações claras e convincentes entre a bebida e as mortes prematuras, o câncer e os problemas cardiovasculares
Cientistas associaram o consumo a a 23 problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, cirrose, diabetes, epilepsia, pancreatite, infeções respiratórias, tuberculose e mais. Também foram levadas em conta lesões ocasionadas pelo uso de álcool, e também as geradas por incidentes ligados à violência interpessoal ou a acidentes relacionados ao transporte.
De acordo com os pesquisadores, 2 bilhões de pessoas ingeriram álcool de forma recorrente. Deste total, 63% são homens.
Foram utilizadas 694 fontes de dados de consumo de álcool de diversas partes do mundo, e também 592 estudos de projeções e perspectivas sobre o risco do álcool.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Americanos oram pelo Havaí após chegada de furacão
2 Israel anuncia expansão de assentamentos judaicos