Leia também:
X Lula estava preocupado após captura de Maduro, diz Delcy

Banho ritual de época bíblica é descoberto em Jerusalém

Achado ajuda a entender rituais e a vida na região antes da destruição do Templo

Leiliane Lopes - 11/01/2026 16h41 | atualizado em 12/01/2026 11h08

Banheira para purificação encontrada próxima ao Muro das Lamentações Foto: Ari Levy,Autoridade de Antiguidades de Israel

Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, sigla em inglês) encontraram uma banheira de purificação ritual sob a praça do Muro das Lamentações, em Jerusalém, remetendo ao período final do Segundo Templo, destruído no ano 70 d.C.

O espaço estava selado por uma camada de destruição com cinzas e objetos queimados. Segundo os pesquisadores, o material ajuda a entender como era a vida na cidade pouco antes da queda de Jerusalém.

No local, foram encontrados vasos de cerâmica e recipientes de pedra. À época, a pedra era usada por ser considerada resistente à impureza ritual nas tradições judaicas.

A estrutura mede cerca de três metros de comprimento e quase dois de altura. Quatro degraus levam até o reservatório, que fica próximo a antigas entradas do Monte do Templo.

Para o diretor da escavação, Ari Levy, Jerusalém funcionava como uma “cidade do Templo”, onde as regras de pureza faziam parte da rotina. Ele afirmou que a presença de banhos rituais na região confirma esse costume.

O achado ocorreu às vésperas do jejum de 10 de Tevet, data que relembra o cerco à cidade na Antiguidade. Autoridades ligadas ao patrimônio histórico destacaram a importância da descoberta para preservar a memória religiosa e cultural de Jerusalém. As informações são do JPost.

Leia também1 Lula estava preocupado após captura de Maduro, diz Delcy
2 Trump diz gostar da ideia de Rubio ser presidente de Cuba
3 Lula amplia alegação de sigilo contra acesso a informações
4 Morre Titina Medeiros, 48 anos, atriz de ‘Cheias de Charme’
5 Emirados cortam bolsas no Reino Unido por temor de radicalização

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.