Leia também:
X Resgate aposta em maré alta para desencalhar navio em Suez

Carga com filhotes de tartaruga é barrada em aeroporto

Dez animais estavam mortos

Pleno.News - 28/03/2021 20h09 | atualizado em 28/03/2021 20h55

Bagagem com 185 bebês de tartaruga é barrada no aeroporto de Galápagos Foto: Reprodução/ Aeropuerto Ecológico de Galápagos

Autoridades do Aeroporto Ecológico das Ilhas Galápagos, a cerca de mil quilômetros da costa do Equador, encontraram neste domingo (28) 185 bebês de tartaruga-gigante, dez deles mortos, em uma bagagem que seria transportada para o continente.

A empresa aeroportuária informou em comunicado que identificou “um carregamento de 185 tartarugas que seriam enviadas à cidade de Guayaquil” e que estavam no interior de bagagens que foram declaradas como portadoras de “lembranças”.

A operação de controle foi realizada conjuntamente com funcionários do Parque Nacional Galápagos (PNG). Do total de tartarugas encontradas embrulhadas em plástico, dez não conseguiram sobreviver.

De acordo com a fonte, a idade das tartarugas não excede os três meses e seus cascos são extremamente jovens, motivo pelo qual é muito difícil detectar a qual das ilhas do arquipélago pertencem.

Para proteger os sobreviventes, a autoridade aeroportuária da ilha de Baltra, onde se encontra o terminal ecológico, criou um local especial para alojar os bebês, de modo que possam se mover com segurança.

“Ainda não há detidos”, mas foi impedida a saída dos motoristas que transportaram a carga de Puerto Ayora, capital da vizinha ilha de Santa Cruz, a mais populosa do arquipélago, até o terminal de Baltra.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ecológico de Galápagos (@aeropuertoecologicodegalapagos)

O Aeroporto Ecológico de Galápagos lembrou que assinou a Declaração do Palácio de Buckingham, que visa combater o tráfico de espécies no mundo, razão pela qual a empresa treina constantemente os funcionários e está empenhada em notificar as autoridades sobre acontecimentos deste tipo.

Quando identifica carregamentos suspeitos de conterem vida selvagem transportada ilegalmente, o aeroporto pode se recusar a aceitar ou enviar o carregamento.

O ministro do Meio Ambiente do Equador, Marcelo Mata, repudiou o ato ilegal e disse que garantirá que os responsáveis sejam punidos de forma drástica.

– Como autoridade ambiental nacional, repudio categoricamente estes crimes contra a vida selvagem e o patrimônio natural dos equatorianos – escreveu Mata no Twitter.

As Ilhas Galápagos foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1978, graças à rica biodiversidade terrestre e marinha, lar de muitas espécies únicas no mundo.

Este arquipélago é composto por 13 grandes ilhas, seis menores e 42 ilhotas, e é considerado um laboratório natural onde o cientista inglês Charles Darwin desenvolveu a teoria sobre a evolução e seleção natural das espécies.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Ministro da Saúde do Equador renuncia após 19 dias no cargo
2 Equador: Estrangeiros vacinados poderão entrar sem teste PCR
3 Resgate aposta em maré alta para desencalhar navio em Suez
4 China sofre segunda tempestade de areia em duas semanas
5 'Passaporte sanitário' da UE estará disponível até junho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.