Leia também:
X Israel promete liberar ajuda humanitária no sul de Gaza

Avião que resgatará brasileiros de Gaza decola rumo ao Egito

Aeronave leva purificadores de água e medicamentos

Pleno.News - 18/10/2023 09h55 | atualizado em 18/10/2023 11h27

Avião presidencial que partiu para resgatar brasileiros Foto: Gov.br / FAB

O avião que fará a repatriação de cerca de 30 brasileiros que estão em Gaza decolou nesta quarta-feira (18) com destino ao Egito. O VC-2 (Embraer 190), da Força Aérea Brasileira (FAB), estava parado em Roma, na Itália, desde a última sexta-feira (13), aguardando autorização para pousar em território egípcio.

A aeronave também leva 40 purificadores de água portáteis, além de dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro, para atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, que vem sendo bombardeada por Israel desde 7 de outubro.

Segundo a FAB, cada kit tem 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia.

O VC-2 inicialmente pousará no Aeroporto Internacional de El-Arish, localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito.

Depois de descarregar o material, o avião da FAB será deslocado para o Cairo, capital egípcia, onde aguardará instruções sobre a retirada dos brasileiros que estão em Gaza.

Uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (17), informava que o grupo de cerca de 30 brasileiros e seus familiares diretos estavam abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah.

*Agência Brasil

Leia também1 Israel promete liberar ajuda humanitária no sul de Gaza
2 Biden respalda versão de Israel sobre ataque a hospital em Gaza
3 Hezbollah promete dia de "raiva sem precedentes" contra Israel
4 Em nota, PT rebate declarações da embaixada de Israel no Brasil
5 Israel pede que cidadãos deixem a Turquia “imediatamente”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.