Leia também:
X OEA não reconhece eleições parlamentares da Venezuela

“Avião do apocalipse” de Putin tem itens secretos roubados

Rússia decretou estado de emergência por causa do crime

Pleno.News - 09/12/2020 21h06 | atualizado em 09/12/2020 22h04

Avião russo Ilyushin Il-80 é chamado de “avião do juízo final” Foto: Reprodução

A polícia russa e o Kremlin anunciaram nesta quarta-feira (9), que estão investigando o roubo de componentes de um avião destinado a servir como posto de comando durante um possível conflito nuclear. O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, descreveu o incidente como uma “situação de emergência” e pediu medidas “para que algo assim não aconteça novamente”.

Segundo as autoridades, “mais de um milhão de rublos” (aproximadamente R$ 70 mil) de material desapareceram do avião Ilyushin Il-80 que estava localizado em um campo de aviação em Taganrog, no Sudoeste do país. A Rússia não deu mais detalhes sobre a natureza do equipamento roubado. A agência de notícias Interfax, citando uma fonte anônima, já havia anunciado o desaparecimento de equipamentos de rádio do aparelho.

O assalto, que levanta questões quanto à segurança de instalações militares sensíveis na Rússia, aconteceu durante os trabalhos de manutenção do Ilyushin Il-80, que eram feitos desde o início de 2019.

Projetado na década de 80, durante a era soviética, o Il-80 foi desenvolvido para servir como posto de comando aéreo dos altos funcionários do país, incluindo o presidente, em caso de guerra nuclear. Eles são chamados de “aviões do juízo final”, porque supostamente podem suportar uma onda de choque atômica. De acordo com vários meios de comunicação, a Rússia tem quatro desses dispositivos.

A polícia da região de Rostov, no Sul da Rússia, disse em comunicado que as buscas pelos responsáveis do roubo estão em curso. Até o momento, ainda não foram feitas quaisquer detenções, mas 12 pessoas já foram interrogadas.

Especialistas militares russos especularam que os itens foram roubados porque algumas das unidades foram montadas com metais preciosos, como ouro e platina.

O incidente acontece após o presidente Vladimir Putin investir vastos recursos para reformar as forças armadas russas em meio às tensões com o Ocidente, que atingiram seu nível mais alto desde o fim da Guerra Fria.

*Estadão com agências internacionais

Leia também1 OEA não reconhece eleições parlamentares da Venezuela
2 Nos Estados Unidos, Facebook é alvo de processo por monopólio
3 Reino Unido cita casos de reação alérgica após vacina da Pfizer
4 Covid-19: México quer iniciar vacinação na próxima semana
5 Covid-19: Reino Unido pede que alérgicos graves não se vacinem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.