Leia também:
X Mourão embarca para posse de Fernández na Argentina

Avião da Força Aérea do Chile desaparece com 38 pessoas

Aeronave saiu de Punta Arenas, no sul do país, com destino a Antártida

Paulo Moura - 10/12/2019 09h16 | atualizado em 10/12/2019 09h17

Avião da Força Aérea do Chile desaparece com 38 pessoas Foto: EFE/Ian Salas

Uma aeronave chilena com 38 pessoas a bordo ficou incomunicável pouco mais de uma hora após decolar da cidade de Punta Arenas, no sul do Chile, com destino à base aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, na Antártida, na tarde de segunda-feira (9).

O avião decolou às 16h55 (mesma de Brasília) da base da Força Aérea Chilena (FACH) Chabunco, em Punta Arenas, extremo sul do Chile, rumo à base Eduardo Frei na Antártica e perdeu comunicação por rádio às 18h13.

A comunicação se perdeu quando o avião sobrevoava o mar de Drake, uma passagem marítima entre o continente americano e a Antártica, considerado uma das mais tempestuosas do planeta.

– As condições meteorológicas para voar eram boas, por isto o voo foi planejado – disse Francisco Torres, diretor de operações da FACH.

O avião foi declarado como sinistrado após sete horas do incidente, informou a FACH, que indicou que o C-130 tinha combustível para permanecer no ar até 0h40 de terça-feira. Uma das possibilidades é que ele tenha pousado no mar. O C-130 tem sistema ELT que indica sua posição por satélite, mas durante a madrugada o dispositivo não permitiu localizar a aeronave.

A aeronave levava 38 pessoas, sendo 17 tripulantes e 21 passageiros, incluindo 15 oficiais da FACH, três do Exército, dois funcionários da empresa privada de construção Inproser e um funcionário da Universidade de Magallanes.

Esses profissionais prestariam apoio logístico às instalações chilenas na Antártida. Estavam previstas manutenções no oleoduto de abastecimento da base e a realização de tratamentos anticorrosivos.

O presidente Sebastián Piñera se declarou “consternado” com o desaparecimento do avião militar e anunciou que viajará a Punta Arenas ao lado dos ministros do Interior, Gonzalo Blumel, e da Defesa, Alberto Espina.

*Folhapress

Leia também1 Bebê nasce durante voo do Rio de Janeiro para o Chile
2 Alerta do IDH: Desigualdade no Brasil é a 2ª pior do mundo
3 Brasil convida Bolívia para próxima cúpula do Mercosul

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.