Leia também:
X Bolsonaro se despede da Índia e embarca para o Brasil

Avião cai no Afeganistão em área controlada pelo Talibã

Governo local tem informações conflitantes sobre quem operava o avião e possíveis vítimas

Paulo Moura - 27/01/2020 09h51 | atualizado em 27/01/2020 09h54

Avião seria da Ariana Afghan Airlines, mas empresa negou Foto: Divulgação

Um avião caiu e explodiu em chamas em um território controlado pelo Talibã, no Afeganistão, nesta segunda-feira (27). O fato aconteceu no distrito de Deh Yak, uma área remota e montanhosa na província de Ghazni. Informações como o modelo da aeronave, número de vítimas e a empresa que operava o equipamento ainda não foram confirmadas e são alvo de divulgações conflitantes entre as autoridades locais.

Inicialmente, órgãos do governo afegão afirmaram que se tratava de um Boeing 737-400 da empresa Ariana Afghan Airlines, mas a companhia estatal negou as alegações e as autoridades retiraram suas declarações e disseram que o jato provavelmente era estrangeiro. Porém, ninguém conseguiu confirmar a quem o avião pertencia ou de onde estava voando.

O governador de Ghazni, Wahidullah Kalimzai, disse à imprensa local que os corpos de dois pilotos haviam sido recuperados, a aeronave estava completamente queimada e que “provavelmente” era estrangeira.

Ari Noori, porta-voz do governador Kalimzai, disse à BBC que um avião civil havia caído e era estrangeiro, mas as autoridades não sabiam de onde era ou a quem pertencia. Segundo relatos divulgados pelo jornal britânico The Mirror, membros do Talibã foram ao local do acidente e tentaram apagar um incêndio. Soldados afegãos e investigadores de acidentes aéreos também tentavam acessar o local.

A confusão sobre o incidente seria por conta do local onde o avião caiu que, por ser uma área remota, apresenta problemas de segurança para acesso dos oficiais do governo.

Leia também1 China está desenvolvendo vacina contra o coronavírus
2 Avião com deportados dos EUA chega ao Brasil
3 'Agradeço a hospitalidade', diz Bolsonaro durante escala

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.