Leia também:
X Trump critica decreto que torna impossível verificar cédulas

Áustria anuncia confinamento ‘quase total’ até dezembro

País vem registrando consecutivos recordes de contágio por coronavírus

Pleno.News - 14/11/2020 17h08

Chanceler da Áustria, Sebastian Kurz anuncia novo confinamento até dezembro Foto: EFE/Christian Bruna

O governo da Áustria anunciou neste sábado (14) um novo confinamento social e comercial quase completo, que será aplicado na próxima terça-feira (17) e vigorará até o dia 6 de dezembro, com o objetivo de frear o incessante aumento dos casos de Covid-19.

O atual toque de recolher noturno – com inúmeras exceções – será ampliado para o dia inteiro, o que significa que todas as instituições de ensino, desde creches até universidades, terão que permanecer fechadas e operar a distância.

Além disso, todas as lojas e serviços não essenciais, incluindo cabeleireiros, terão que permanecer fechados durante as próximas três semanas, com exceção de supermercados, drogarias, farmácias, bancos e correios, disse o chanceler federal, Sebastian Kurz, em entrevista coletiva em Viena.

A Áustria registra há semanas recordes de casos de Covid-19, o mais recente nesta sexta-feira (13), com quase 9,6 mil contágios, apesar de uma série de restrições em vigor desde 3 de novembro, como o fechamento de restaurantes e bares, que, no entanto, não deram os resultados desejados.

A média da semana passada foi de cerca de 7 mil infecções por dia, com uma incidência de 550 casos por cada 100 mil habitantes, ou 11 vezes acima do valor desejado, enquanto 77% das infecções não são mais rastreáveis.

– Se não reagirmos em massa, existe o risco de as infecções continuarem a aumentar ou permanecerem em um nível muito alto. Nosso objetivo é reabrir o comércio e as escolas a partir de 7 de dezembro – disse Kurz ao anunciar o novo confinamento.

As medidas anunciadas neste sábado incluem um pedido a todas as empresas e a todos os funcionários do país para que trabalhem, sempre que possível, remotamente.

Os contatos sociais devem ser limitados o máximo possível, a partir da próxima terça-feira, a pessoas que moram na mesma residência e a pessoas importantes fora de casa.

– Por favor, não se encontrem com ninguém fora de sua família – solicitou Kurz.

Os hospitais austríacos estão cada vez mais cheios de pacientes que sofrem complicações devido à Covid-19, com mais de 4 mil internados neste sábado, incluindo mais de 580 em unidades de terapia intensiva (UTI).

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Trump critica decreto que torna impossível verificar cédulas
2 Canadá: Pandemia ameaça celebração de Natal em família
3 Dia Mundial do Diabetes: Saiba os mitos e verdades
4 EUA: Biden nomeia transexual para equipe de transição
5 Washington: Trump diz que pode ir a manifestação em seu apoio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.