Leia também:
X Evolução de quadro de Covid de presidente argentino é favorável

Austrália registra primeira morte por Covid-19 em 2021

A vítima era um homem de 80 anos, que chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu

Pleno.News - 13/04/2021 11h19 | atualizado em 13/04/2021 11h40

Até então, o último óbito registrado na Austrália datava de 28 de dezembro de 2020 Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni/Archivo

A Austrália registrou, nesta terça-feira (13), a primeira morte por Covid-19 no país em 2021. A informação foi confirmada por autoridades de saúde do estado australiano de Queensland. A vítima, um homem de 80 anos, chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu e morreu na segunda-feira (12). Até então, o último óbito registrado no país datava de 28 de dezembro de 2020.

De acordo com a chefe do Escritório Médico de Queensland, Jeanette Young, o idoso contraiu a doença nas Filipinas e recebeu o diagnóstico em 25 de março, enquanto cumpria a quarentena obrigatória a todas as pessoas, australianas ou não, que chegam de outros países.

Segundo Jeanette Young, o risco de transmissão da Covid-19 no estado está controlado porque todas as pessoas que estavam no mesmo voo desse idoso já cumpriram a quarentena obrigatória; portanto, não transmitem mais o vírus. Ela reforçou o pedido para que todos que apresentem qualquer sintoma façam o teste da Covid-19.

No fim de março, a maior cidade de Queensland, Brisbane, e parte do estado entraram em lockdown após as autoridades registrarem casos da doença entre um grupo de pessoas que já estava sob quarentena. O isolamento forçado durou três dias. A partir de então, outras restrições de circulação têm sido paulatinamente retiradas.

Apesar da morte do idoso e de dois novos casos terem sido registrados hoje em Queensland, as medidas de combate ao coronavírus no estado serão totalmente retiradas a partir da próxima quinta-feira (15). Máscaras não serão mais obrigatórias em locais públicos, e reuniões entre pessoas não terão mais restrições.

Desde o início da pandemia, 910 pessoas morreram na Austrália por coronavírus. A maioria dessas mortes ocorreu durante um pico da pandemia, entre agosto e setembro do ano passado, quando a média móvel de novas vítimas chegou a 56 por dia. O país tem cerca de 25,3 milhões de habitantes.

*Estadão

Leia também1 Austrália 'zera' casos de Covid-19 e sedia show sem restrições
2 Pós-pandemia na Austrália: Hillsong reúne milhares de fiéis
3 EUA pedem pausa na vacina da Janssen após casos de coágulos
4 Pandemia: ONU quer impostos para ricos que se beneficiaram
5 Vacinação ameniza impacto da 4ª onda de Covid-19 na Espanha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.