Leia também:
X Datena critica Neymar por faltar ao velório de Pelé: “Não custava”

Ator pode ser condenado por passado da família, diz jornal

Benedict Cumberbatch sempre criticou detalhes da história de seus antepassados

Pleno.News - 03/01/2023 16h11 | atualizado em 03/01/2023 17h46

Benedict Cumberbatch Foto: EFE/Armando Arorizo

O ator Benedict Cumberbatch, que sempre lamentou alguns detalhes condenáveis da história de sua família, agora pode ter um prejuízo financeiro. É que ele pode ser condenado pelo passado escravagista de sua família, em Barbados, América Central.

O britânico de 46 anos pode ter de pagar uma indenização aos descendentes dos escravos comprados para as plantações de algodão e açúcar dos séculos 18 e 19. Entre os donos dessas plantações encontram-se familiares do ator.

– Todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que se beneficiaram do tráfico de escravos devem pagar indenizações, incluindo a família Cumberbatch – afirmou o secretário-geral do Movimento das Caraíbas pela Paz e Integração, David Denny, ao jornal The Telegraph.

A decisão foi tomada pelo governo dos Barbados que, nos últimos meses, criou uma comissão para que se reparem os danos causados pelas famílias proprietárias das plantações e de escravos.

Segundo o The Telegraph, o sétimo bisavô do ator, Abraham Cumberbatch, comprou a plantação Cleland em St Andrew, Barbados, em 1728. A plantação tornou-se o lar de 250 escravos até que a escravidão foi abolida mais de 100 anos depois.

A escravatura foi abolida em 1834 e o governo britânico ofereceu uma compensação aos proprietários que perderam as suas terras, tendo a família Cumberbatch recebido, na altura, 6 mil libras (mais de R$ 39 mil na cotação atual), um valor que atualmente, segundo cálculos feitos pelo jornal The Telegraph, chegaria a 1.129.813 euros (mais de R$ 6 milhões).

O ator falou publicamente sobre a história escravista de sua família pela primeira vez em 2009, após atuar em Jornada pela Liberdade (2006), que retrata a batalha para abolir a escravidão na Grã-Bretanha.

Na época em que estava promovendo o filme, o ator disse ao The Daily Mail como viu o papel de William Pitt como uma “espécie de pedido de desculpas” pelo papel de sua família no tráfico de escravos. Além disso, o ator revelou que sua mãe uma vez o aconselhou a não usar o sobrenome da família profissionalmente, caso isso o tornasse alvo de uma campanha de reparação.

*AE

Leia também1 PSDB acusa José de Abreu de homofobia contra Eduardo Leite
2 William Travassos deixa a Jovem Pan: "Encerro meu ciclo"
3 Cantora de rap é encontrada morta em casa aos 43 anos
4 Fontenelle critica roupa de Janja na posse e cita escola de samba
5 Ator da Marvel sofreu trauma torácico e lesões na perna

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.