Leia também:
X Jornal diz que Apple coletou dados com ajuda do Facebook

Ator alerta contra trabalho infantil na Índia

Orlando Bloom estrela série documental da Netflix sobre fotojornalismo

Ana Luiza Menezes - 19/12/2018 19h03 | atualizado em 20/12/2018 12h43

Orlando Bloom durante filmagens na Índia Foto: UNICEF

O ator Orlando Bloom estreia o primeiro episódio da nova temporada de Tales by Light, série documental da Netflix sobre fotojornalismo. Ele acompanhou o fotógrafo Simon Lister em sua viagem a Bangladesh, na Índia, a fim de conhecer e denunciar o drama de crianças vítimas de trabalho infantil.

– Eu conheci crianças muito novas catando (materiais) em lixões flutuantes (de tanto lixo) e limpando recipientes de metal em fábricas extremamente perigosas a fim de sobreviver – relatou Bloom.

O britânico também é embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Segundo ele, as crianças em questão estão perdendo o direito de ir à escola e ter um futuro melhor.

– O que eu vi não é uma infância – ressaltou.

Os novos programas da série vão ser exibidos a partir de 21 de dezembro, em todo o mundo. Criada pela divisão da Canon na Austrália, Tales by Light permite aos espectadores acompanhar e vislumbrar a rotina de fotógrafos aclamados, que viajam para contextos diversos e desafiadores com o intuito de contar histórias de pessoas, da natureza e de culturas.

TRISTE REALIDADE
Ainda na Índia, Orlando encontrou Dulaly e Chan Mia, ambos de 10 anos. Os dois passam os dias trabalhando em condições perigosas, catando lixo no trilho do trem e carregando malas de passageiros num porto. Ele também conheceu meninos e meninas que trabalham 12 horas por dia em fábricas de alumínio e de balões.

O representante da UNICEF no país, Edouard Beigbeder, comentou a situação alarmante das crianças.

– As crianças que vivem nas favelas urbanas de Bangladesh têm seus direitos básicos negados diariamente. Direitos como cuidado médico, acesso à água potável e educação – denunciou.

Na nação asiática, a agência da ONU e o governo criaram quase 300 instalações educativas nas favelas de Dhaka e Gazipur, onde as crianças em situação de rua têm a chance de frequentar aulas durante algumas horas do dia. O objetivo no longo prazo é que os jovens sejam reintegrados às instituições de ensino convencionais. Os meninos e meninas também podem aprender em algumas escolas a céu aberto.

Esses espaços oferecem oportunidades de amizade e diversão, além de acesso a banheiros e infra-estrutura de higiene. Um dos objetivos dessas iniciativas é proteger as crianças contra a violência, exploração e abuso. Abrigos de emergência em Dhaka também foram estabelecidos para dar às crianças um lugar seguro onde dormir, além de refeições nutritivas e apoio de assistentes sociais.

Leia também1 Jornal diz que Apple coletou dados com ajuda do Facebook
2 Bebê morre após ser colocado dentro de máquina de lavar
3 Banksy confirma autoria de grafite em porta de garagem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.