Atentado no Afeganistão mata 16 pessoas e deixa 119 feridos
Mortes foram causadas por veículo cheio de explosivos
Paulo Moura - 03/09/2019 07h33 | atualizado em 03/09/2019 07h39

Um atentado suicida no centro de Cabul, na noite desta segunda (2), deixou 16 mortos e 119 feridos na noite desta segunda-feira (2). O ataque, reivindicado pelos talibãs, aconteceu pouco após o encontro entre o presidente afegão, Ashraf Ghani, e o enviado americano Zalmay Khalilzad, dedicado ao acordo de paz.
– Dezesseis mortos e 119 feridos no ataque da noite passada. A explosão foi causada por um trator carregado de explosivos – informou o ministro do Interior, Nasrat Rahimi.
A explosão ocorreu perto do complexo “Green Village”, onde ficam agências de ajuda humanitária e órgãos internacionais, e foi seguida de uma troca de tiros e de uma segunda explosão em um posto de gasolina. A deflagração ocorreu enquanto a televisão afegã transmitia uma entrevista feita com o enviado americano, no qual mencionou um possível acordo de paz com os talibãs.
O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujadid, reivindicou a autoria do atentado, segundo ele, por um suicida e um comando. O representante do governo americano foi recebido nesta segunda pelo presidente afegão, Ashraf Ghani, a quem apresentou o projeto de acordo de paz que negocia com os talibãs há meses. A conclusão do pacto é considerada iminente, e deve representar a saída de americanos de cinco bases no Afeganistão.
Leia também1 Furacão Dorian deixa mortos e destrói casas nas Bahamas
2 No Chile, sequestrador de Olivetto cumprirá duas penas
3 Asteroide gigantesco passará perto da Terra nesse mês