Leia também:
X Médico preso no Egito publica ‘desculpas’ ao lado da vítima

Ataque armado em Burkina Fasso deixa cerca de 100 mortos

País enfrenta escalada de violência jihadista

Pleno.News - 05/06/2021 17h01

Ataque armado em Burkina Fasso deixa cerca de 100 mortos
Governo classificou evento como atentado terrorista, mas nenhum grupo ainda reivindicou o ataque Foto: Wikimedia Commons

Um ataque armado realizado por sujeitos não identificados na noite desta sexta-feira (4) na aldeia de Solhan, na região do Sahel, em Burkina Faso, deixou cerca de 100 civis mortos, segundo fontes militares, o que levou o governo a decretar luto de 72 horas.

De acordo com um relatório provisório de um agrupamento policial na comuna de Sebba, na fronteira com o Níger, no atentado também foram queimadas casas e o mercado de Solhan, e o número de mortos pode aumentar nas próximas horas.

– Um período de luto nacional de 72 horas da meia-noite de sábado, 5 de junho, à meia-noite de segunda-feira, 7 de junho, foi estabelecido em todo o território nacional em memória dos mortos – anunciou hoje o governo em um pronunciamento oficial.

Burkina Fasso tem sofrido ataques jihadistas desde abril de 2015, quando membros de um grupo afiliado à Al Qaeda sequestraram um segurança romeno em uma mina de manganês Tambao, no norte do país. Ele ainda está desaparecido.

Como resultado da violência, o país sofre a crise de deslocamento que mais cresce no mundo, com mais de 1 milhão de pessoas que deixaram as suas casas – uma média de mais de uma para cada 20 habitantes.

*EFE

Leia também1 Nigéria suspende Twitter no país por "tempo indefinido"
2 NY tem 1º dia sem mortes e vira vitrine do sucesso da vacinação
3 Barroso viaja ao México como observador das eleições no país
4 Putin pede que países europeus reconheçam vacina Sputnik V
5 EUA pedem à China dados de equipe de laboratório em Wuhan

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.