Leia também:
X Asteroide maior que o Cristo Redentor se aproxima da Terra

Astronautas fazem 1ª missão espacial 100% feminina

Jessica Meir e Christina Koch entraram para a história com o feito

Camille Dornelles - 18/10/2019 14h45

Nesta sexta-feira (18), as norte-americanas Jessica Meir e Christina Koch entraram para a história como as primeiras mulheres a fazerem uma caminhada espacial sem a participação de homens, ao deixarem a Estação Espacial Internacional para realizar um reparo em um controle de bateria da instalação.

A missão teve início às 8h40 (de Brasília) e, durante cerca de cinco horas e meia, Koch e Meir trabalharam na parte externa da EEI. A estrutura que viaja a mais de 27 mil quilômetros por hora, a aproximadamente 485 quilômetros da Terra.

Em seis décadas e meia de exploração espacial com tripulação, 15 mulheres participaram de 221 caminhadas espaciais. Desde que a soviética Svetlana Savitskaya, em 1984, tornou-se a primeira mulher a sair de uma nave para uma missão deste tipo, todas tiveram participação masculina.

Christina Koch, engenheira de 40 anos, chegou à EEI no dia 14 de março e se encaminha para ser a mulher com o maior tempo de missões no espaço, já que deve permanecer 328 dias a bordo da estação. O atual recorde feminino pertence à americana Peggy Whitson, com 288 dias.

A primeira caminhada espacial de duas mulheres estava programada para março, e teria a participação da astronauta Anne McClain. Mas a Nasa descobriu que não havia trajes adequados para duas mulheres. Após a gafe, McClain retornou à Terra. Sua suplente, Jessica Meir, de 42 anos, é uma professora na Escola de Medicina de Harvard, e seu retorno à Terra está programado para o outono (no hemisfério sul) de 2020.

*Com informações da Agência EFE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.