AstraZeneca e Sputnik reduzem mortes em 80% com uma dose
Dado foi observado em pessoas com 60 anos ou mais, segundo estudo argentino
Pleno.News - 25/06/2021 13h09 | atualizado em 25/06/2021 16h36
Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde da Argentina indica que uma dose das vacinas Sputnik V ou AstraZeneca reduz a mortalidade por Covid-19 em cerca de 70% a 80% de pessoas com 60 anos ou mais.
Os resultados preliminares divulgados nesta sexta-feira (25) pela pasta acrescentam que, no caso de haver as duas doses do esquema vacinal completo com qualquer um desses imunizantes, a diminuição da mortalidade é superior a 90% neste grupo.
– A primeira dose gera quase 80% de imunidade; a segunda, em geral, aumenta essa resposta e a torna mais duradoura ao longo do tempo – disse a ministra da Saúde, Carla Vizzotti.
Ela defendeu a estratégia de vacinação implementada pelo governo argentino, que decidiu que a segunda dose deveria ser aplicada pelo menos 12 semanas após a primeira.
– Foi uma decisão apropriada, e os resultados deste estudo confirmam que uma alta proteção foi alcançada na população vacinada – acrescentou.
De acordo com os últimos dados oficiais no país, um total de 15,4 milhões de pessoas receberam uma dose das diferentes vacinas, enquanto 3,8 milhões receberam as duas doses.
O estudo que produziu esses resultados preliminares foi realizado com 471.682 pessoas com 60 anos ou mais que receberam uma ou duas doses da Sputnik V ou da AstraZeneca.
A Argentina receberá um novo lote de doses de vacinas da Sputnik V do segundo componente no início da próxima semana.
Nos últimos dias, a incerteza aumentou no país devido ao atraso na chegada das segundas doses, já que, desde o final de dezembro, quando teve início a campanha de vacinação, foram recebidas 7.875.585 do primeiro componente e, até agora, chegaram apenas 1.540.160 do segundo.
*EFE
Leia também1 Sintomas da Covid mudaram após variantes, alerta estudo
2 Brasil recebe 1º lote de vacinas doadas pelos Estados Unidos
3 Com avanço de variante, Sydney entra em fase 'preocupante'
4 Novo lote com 936 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil
5 OMS: Variante Delta Plus pode impactar resposta imunológica