Asteroide de 1,2 km vai passar “perto” da Terra nesta quarta
Corpo celeste fará sua maior aproximação da Terra em quatro séculos
Paulo Moura - 15/02/2023 10h46 | atualizado em 15/02/2023 13h15

Um asteroide com cerca de 1,2 quilômetro de diâmetro deve passar relativamente “próximo” da Terra durante a noite desta quarta-feira (15). No entanto, apesar da “proximidade”, a passagem do corpo celeste não representa qualquer ameaça para o nosso planeta. De acordo com a Nasa, o objeto passará a cerca de 12 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.
Chamado 199145 (2005 YY128), o asteroide fará sua maior aproximação com a Terra em quatro séculos por volta das 20h pelo horário de Brasília. De acordo com informações do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa, o corpo celeste passará a uma velocidade de 88.740 km/h.
Apesar de não se saber com exatidão o tamanho do 2005 YY128, a dimensão aproximada dele o coloca em uma categoria de corpos potencialmente perigosos (PHA, na sigla em inglês). A designação, porém, é apenas uma classificação técnica e não quer dizer que ele é uma ameaça para a Terra, nem mesmo em um futuro próximo.
– A definição de PHA é basicamente qualquer objeto que vai passar a menos de 0,05 unidades astronômicas (1ua = distancia Terra-Sol) da Terra – detalhou o astrônomo Pedro Bernardinelli ao portal G1.
O asteroide que passará próximo da Terra, nesta quarta, foi descoberto em 2005 por astrônomos do Kitt Peak Observatory, no sul do Arizona, nos Estados Unidos. A partir de então, os pesquisadores passaram a mapear a órbita do corpo celeste com alto grau de precisão.
Leia também1 Crítica do STF, juíza Ludmila Lins Grilo é afastada pelo CNJ
2 TSE decide manter minuta em investigação contra Bolsonaro
3 Prazo de entrega do Imposto de Renda 2023 será até 31 de maio
4 Deputado consegue assinaturas suficientes no Senado para CPMI
5 PSOL aciona STF contra "poder moderador" das Forças Armadas