Leia também:
X “Pensamento Neanderthal”, diz Biden sobre suspender máscaras

Asteroide Apophis passará perto da Terra nesta sexta-feira

Especialistas apontam, porém, que nova passagem ainda mais perto do nosso planeta pode acontecer em 2029

Paulo Moura - 05/03/2021 15h04 | atualizado em 05/03/2021 15h24

Asteróide Apophis passará próximo à Terra nesta sexta-feira Foto: Reprodução

Descoberto em 2004, o asteroide 99942, mais conhecido como Apophis, passará perto da Terra nesta sexta-feira (5) e poderá ser observado a partir do nosso planeta. Para ser possível enxergar o fenômeno, porém, será necessário o uso de um telescópio de última geração, já que a passagem deve acontecer a 16 milhões de km do nosso planeta, por volta das 22h15, no horário de Brasília.

Apesar da proximidade da Terra, neste momento o asteroide vai estar longe o bastante, de modo que podemos nos sentir seguros. Entretanto, no dia 13 de abril de 2029, a distância entre o asteroide e a Terra chegará a menos de 31 mil quilômetros. Com isso, será possível observar a passagem do asteroide a olho nu de algumas partes específicas do planeta, incluindo o Brasil.

Ao ser descoberto, o Apophis gerou um certo temor nos estudiosos do espaço na ocasião, já que os cálculos indicavam que existia uma possibilidade de colisão de 2,7% entre a rocha e a Terra, em abril de 2029. Porém, após mais de 15 anos de monitoramento, hoje o Apophis é visto praticamente como inofensivo.

Apesar das chances mínimas, análises indicam que o Apophis é o 3° maior perigo vindo de fora da Terra, havendo uma chance em 150 mil de que ele realmente entre em choque conosco em 12 de abril de 2068. A possibilidade, porém, pode ser ainda menor, segundo o monitor de impacto NEODyS, que inclui uma taxa de variação nominal, que aumenta o risco para 1 em 530 mil.

Leia também1 Com Covid, Major Olimpio sofre piora e é transferido para UTI
2 "Perdi meu parceiro de todas as horas", lamenta Leonardo
3 Vazamento expõe 10 milhões de senhas de e-mails brasileiros
4 Sarah diz que gosta de Bolsonaro e é cancelada por fãs do BBB21
5 Cinemas boicotam novo filme da Disney, Raya e o Último Dragão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.