Leia também:
X Paraguai classifica como “inesperada” medida de Israel

Artista que será julgada por desrespeito critica Igreja

Ela posou nua em santuário católico e criticou a exploração de mulheres pelo cristianismo

Camille Dornelles - 06/09/2018 12h51 | atualizado em 06/09/2018 14h18

Artista será julgada por posar nua em santuário católico Foto: Reprodução Instagram

A artista franco-luxemburguesa Déborah de Robertis, de 34 anos, se manifestou nesta quinta-feira (6) sobre o desrespeito ao Santuário de Lourdes, na França. Ela afirmou que a Igreja Católica explora a imagem de mulheres e suas performances buscam mostrar isso.

– Em Lourdes, a Virgem é adulada, mas também usada como “a galinha dos ovos de ouro”. Ela é o pilar econômico da cidade. Como Mona Lisa, ela é encontrada em canecas, camisetas e chaveiros. Do mesmo jeito a anatomia feminina de A Origem do Mundo, que atrai turistas que enchem os cofres do Museu d’Orsay, a representação de Maria atrai peregrinos de todo o mundo – criticou.

Ela foi intimada pela justiça francesa a prestar esclarecimentos sobre um ensaio artístico no qual ficou nua e posou como santa. O ato aconteceu durante uma procissão na entrada da gruta do santuário católico. De acordo com a religião, o local teria sido palco de uma aparição da Virgem Maria.

– Maria é “assexual” nos textos, representa parcialmente o feminino. Por meu gesto, eu desejo voltar à singularidade da mulher – defendeu.

O Santuário, administrado pela Igreja Católica, condenou o ato e afirmou que Robertis deve ser responsabilizada por desrespeito.

– Condenamos esse ato de exibicionismo, que chocou os fiéis que estavam na gruta naquele momento. Lamentamos tamanho desprezo pela consciência religiosa e liberdade de culto – diz um comunicado emitido pelo Santuário.

 

Leia também1 "Crença é pior que fake news", dizem artistas no Queermuseu
2 Queermuseu: Justiça libera entrada de crianças na mostra
3 Cantor pode não receber cachê por chamar Jesus de travesti

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.