Arqueólogos encontram peças que foram de Pôncio Pilatos
Itens mostraram marca de um anel do antigo governador romano
Camille Dornelles - 30/11/2018 11h01

A Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, divulgou a descoberta de alguns artefatos pertencentes ao antigo governador romano Pôncio Pilatos. Os itens estão expostos no museu da cidade desde 1969, no entanto, o uso de novas tecnologias possibilitou a análise mais minuciosa das peças.
O líder do projeto, arqueólogo Roee Porath, explicou que as peças tinham a inscrição Pilatus, “obviamente do governador romano da época de Cristo”. A marca foi feita com um anel do político em pratos, copos e outros utensílios pessoais.
– Não conheço nenhum outro Pilatos do período e o anel mostra que ele era uma pessoa de influência e riqueza – explicou o professor da universidade, Danny Schwartz.
As escavações foram feitas no sítio arqueológico de Heródio, onde está a tumba do rei Herodes. O local foi descoberto por pesquisadores da Universidade Hebraica em maio de 2017. Herodes, o Grande, reinou no fim do século I a.C., na época de Jesus. Ele foi enterrado em um mausoléu retangular de 2,5 metros de comprimento com um teto em forma de triângulo.
Leia também1 2º Congresso de Arqueologia Bíblica acontecerá em SP
2 Síria reabre Museu Nacional de Damasco para visitantes
3 Pedra de 2 mil anos com inscrição Jerusalém é achada