Argentina quer iniciar produção da Sputnik V na próxima semana
Presidente Alberto Fernández deu declarações nesta sexta-feira
Pleno.News - 04/06/2021 21h36 | atualizado em 04/06/2021 21h38
A Argentina prevê iniciar a produção da vacina contra a Covid-19, Sputnik V, na próxima semana. O presidente Alberto Fernández informou no Twitter que um avião sairá de Moscou no domingo (6) para levar ao país sul-americano o ingrediente ativo necessário para realizar o processo.
– Fomos os primeiros na região a aprovar essa vacina que preservou a vida de milhões de argentinos. É um orgulho podermos iniciar a sua fabricação – escreveu.
Junto al presidente de la Federación Rusa, anuncié el inicio de la producción de la vacuna Sputnik V en nuestro país.
Fuimos los primeros de la región en aprobar esta vacuna que ha preservado la vida de millones de argentinos. Es un orgullo que podamos empezar su fabricación. pic.twitter.com/igeWCH8vak
— Alberto Fernández (@alferdez) June 4, 2021
Fernández fez agradecimentos ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e ao Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês), que financia o desenvolvimento do imunizante.
Uma pesquisa divulgada em 24 de maio pelo Instituto de Virologia da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, concluiu que a Sputnik V tem alta eficácia contra a variante brasileira do coronavírus, identificada inicialmente em Manaus.
Segundo o estudo, 99,65% dos participantes dos testes clínicos desenvolveram anticorpos para a cepa brasileira do vírus no 42º dia após a aplicação da segunda dose da vacina. Além disso, 85,5% dos indivíduos adquiriram a proteção no 14º dia depois da primeira dose.
– Os amigos se conhecem em tempos difíceis e a Rússia nos apertou a mão quando mais precisamos – acrescentou Fernández na publicação feita hoje no Twitter.
*Estadão
Leia também1 72% dos argentinos desaprovam gestão de Alberto Fernández
2 Fernández critica exigências da Pfizer para vender vacinas
3 Argentina atualiza normas para facilitar e impulsionar aborto
4 Argentina: Produtores de carne prorrogam 'greve' de vendas
5 Covid faz Argentina enfrentar colapso, mesmo com restrição