Argentina pretende reduzir maioridade penal para 15 anos
Projeto de lei será apresentado em fevereiro durante sessão extraordinária do Congresso
Pleno.News - 07/01/2019 16h27 | atualizado em 07/01/2019 16h28

A ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, confirmou, nesta segunda-feira (7), a criação de um projeto de lei para reduzir a maioridade penal. O projeto pretende estipular a idade de 15 anos para casos de crimes graves. A ideia será apresentada em fevereiro durante sessão extraordinária do Congresso.
– Algo muito importante que vai mudar radicalmente as condições de segurança e de futuro é a criação desse regime socioeducativo para que se um menor, não importa se tiver 15 ou oito anos, cometer um crime, entre em um regime de entendimento de conduta agravante – declarou Bullrich à Radio Mitre.
Atualmente, a maioridade penal na Argentina é de 16 anos. Caso seja aprovada, a nova lei fará as pessoas com 15 anos de idade responderem a um processo penal. Já os mais novos responderiam a um processo administrativo. A ministra também vai criar uma lista de imigrante impedidos de ficar no país por delitos ou ilegalidade.
– O objetivo é que todo aquele que deseja ficar na Argentina faça isso com um objetivo de colaboração, de viver com sua família, e não de vir para delinquir.
Leia também1 Damares se encontra com a diretora da Unesco no Brasil
2 Viúva de PM morto mostra recado dele para o filho
3 Líderes da Holanda assinam documento contra união gay