Leia também:
X Polícia confisca panelas para silenciar atos contra Macron

Argentina: Fernández anuncia que não concorrerá à reeleição

Presidente diz que seu governo enfrenta uma situação difícil, sobretudo na economia

Thamirys Andrade - 21/04/2023 14h27 | atualizado em 24/04/2023 20h09

Alberto Fernández, presidente da Argentina Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou nesta sexta-feira (21), em vídeo publicado no Twitter, que não concorrerá à reeleição. O governo liderado por ele enfrenta um quadro difícil na economia, com inflação ao consumidor que superou 100% ao ano, crescimento fraco, aumento na pobreza e uma longa renegociação da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Além disso, o presidente sofre com divergências dentro de seu grupo político, notadamente com sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner.

No vídeo, Fernández diz que seu governo enfrenta uma situação difícil, inclusive uma dura seca que afeta o setor agropecuário, fundamental para a economia do país.

O presidente defende as atitudes de seu governo e diz que “concentrará seu compromisso em resolver os problemas” da população local. Ainda menciona a importância de enfrentar os efeitos da seca e da guerra na Ucrânia.

Alberto Fernández também ressalta que não pretende colocar seus interesses pessoais acima do “movimento”, referindo-se ao peronismo.

Ele fala em sua crença na democracia e defende que as prévias eleitorais (conhecidas como Paso, no país) são o veículo ideal para a escolha dos próximos candidatos. Também diz que é preciso evitar que “a direita traga de volta seu pesadelo e sua obscuridade”.

Fernández afirma, no vídeo, que enfrentou nos últimos anos “manobras” para desprestigiar seu governo, mas que escolheu não responder a elas. Apesar disso, diz que seu grupo político está “unido” e que não tem inimigos entre os aliados.

– Não tenho na Frente de Todos um só adversário – garantiu.

*AE

Leia também1 Polícia confisca panelas para silenciar atos contra Macron
2 Ator de Chucky é investigado por mensagens sexuais a menores
3 Socialistas portugueses criticam veto de Rebelo contra eutanásia
4 Fundo Amazônia: Biden anuncia aporte de US$ 500 milhões
5 Flórida: Lei contra ideologia de gênero chega ao ensino médio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.