Leia também:
X Nicarágua: Quem é o ditador que causou caos no país

Arcebispo condenado por encobrir pedófilos deixa cargo

Ele escreveu uma carta de renúncia, que foi aceita pelo papa Francisco

Camille Dornelles - 30/07/2018 11h48

O arcebispo Philip Wilson foi condenado por acobertar casos de pedofilia Foto: EFE/EPA/AAP

O Vaticano divulgou, nesta segunda-feira (30), que o papa Francisco aceitou a renúncia do bispo australiana Philip Wilson a seu cargo. Com isso, o católico deixa a Arquidiocese de Adelaide.

Wilson escreveu uma carta de renúncia ao pontífice depois de sofrer pressões para ser destituído do posto. O destino do arcebispo então dependia da decisão do papado.

O CASO
No dia 22 de maio, a Justiça australiana condenou o arcebispo de Adelaide a dois anos de prisão. Ele foi apontado como responsável por acobertar casos de abusos sexuais de menores na década de 1970.

O juiz do tribunal de Newcastle, Robert Stone, o considerou culpado de quatro casos de acobertamento de abusos sexuais cometidos pelo falecido sacerdote James Fletcher. O padre teria forçado relações com um menino de 10 anos, chamado Peter Creigh, em Newcastle, em 1971. Aos 15 anos, Creigh contou a Wilson o que teria ocorrido, mas o religioso não tomou providências.

Posteriormente, sua pena foi reduzida para um ano de prisão. No dia 4 de julho, o arcebispo afirmou que iria recorrer da decisão judicial.

Leia também1 Imagens de cartazes em favor da pedofilia são falsas
2 Vaticano afasta mais um padre chileno por pedofilia

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.