Leia também:
X Fungo raro e perigoso ‘mutila’ pessoas com Covid na Índia

Após quase 14 meses, termina estado de alarme na Espanha

Começa uma nova fase da saída gradual do confinamento, no país europeu

Pleno.News - 09/05/2021 14h22

Vacinação ameniza impacto da 4ª onda de covid-19 na Espanha
Após quase 14 meses, termina estado de alarme na Espanha

Terminou neste domingo (9) o estado de alarme na Espanha, 14 meses após o governo ter imposto pela primeira vez a medida para tentar combater a pandemia Covid-19 e que representou à população fortes limitações no dia a dia.

Com o fim do estado de alarme, será possível viajar entre comunidades autônomas, exceto em áreas específicas de alta incidência do coronavírus, e o toque de recolher das 23h às 6h está suspenso em todos os territórios.

Começa uma nova fase da saída gradual do confinamento, em que bares e restaurantes poderão receber clientes até a meia-noite, e as pessoas que não vivem juntas poderão se encontrar em casas ou espaços públicos.

Em Madri, milhares de pessoas foram às ruas para celebrar o fim do estado de alarme e do toque de recolher, e a Polícia Municipal precisou desobstruir a Porta do Sol, tradicional ponto de encontro da capital.

A nova situação obriga as diferentes comunidades autônomas a estabelecerem suas próprias restrições para controlar a evolução da pandemia da Covid-19. Várias recorreram aos tribunais para impor limitações, especialmente as que afetam a mobilidade.

As cortes superiores das Ilhas Baleares, de Valência e da Catalunha já decidiram e consideram justificado manter o toque de recolher ou limitar as reuniões pela situação sanitária, mas não o País Basco, que acredita que o sistema jurídico não permite que essas medidas sejam acordadas fora do estado de alarme. Já o Tribunal Superior de Justiça de Madri ratificou as medidas sanitárias que restringem a mobilidade em cinco regiões básicas de saúde.

O estado de alarme foi ativado na Espanha em 14 de março de 2020, com uma duração inicial de 15 dias. Pouco tempo depois, em 26 de março, o Congresso autorizou sua primeira prorrogação, que viria a ser repetida seis vezes até 25 de outubro, quando o governo aprovou um estado final de alarme, por decreto, que terminou neste domingo.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Fungo raro e perigoso 'mutila' pessoas com Covid na Índia
2 Comissão Europeia não renova pedido por vacinas de Oxford
3 Destroços do foguete chinês caem perto das Ilhas Maldivas
4 EUA: 2 mulheres e uma criança são baleadas na Times Square
5 Suspender patentes não é solução contra Covid, diz UE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.