Leia também:
X Hamas divulga nomes de reféns que serão libertados neste sábado

Após internação, papa Francisco cancela agenda até segunda-feira

Pontífice foi hospitalizado nesta sexta-feira por conta de um quadro de bronquite

Pleno.News - 14/02/2025 15h15 | atualizado em 14/02/2025 17h58

Papa Francisco Foto: EFE/EPA/ALESSANDRO DI MEO

O papa Francisco cancelou sua participação nos eventos que presidiria até a próxima segunda-feira (17), depois de ter sido hospitalizado nesta sexta (14) devido a uma bronquite. A informação foi confirmada pela Santa Sé em um comunicado.

Concretamente, o líder religioso não participará da audiência do Jubileu programada para sábado (15), nem presidirá a Missa do Jubileu para os artistas e o mundo da cultura no domingo (16), que será presidida pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça.

O papa, de 88 anos, foi novamente internado na Policlínica Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite, da qual ele sofre todo inverno e que o impossibilitou de ler alguns de seus discursos nos últimos dias.

– Nesta manhã, no final das audiências, o papa Francisco foi internado na Policlínica Agostino Gemelli para realizar alguns testes de diagnóstico necessários e continuar o tratamento em ambiente hospitalar para uma bronquite ainda em curso – diz a breve declaração do Vaticano, que não especificou quanto tempo o papa terá que ficar no hospital.

Desde o início de fevereiro, o papa diz estar sofrendo de um “forte resfriado”. Nos últimos dias, ele tem realizado suas audiências em sua residência, a Casa Santa Marta, para não ir ao palácio papal devido à bronquite. Esta é a quarta vez que o papa teve de ser hospitalizado na Gemelli.

No passado, o pontífice argentino sofreu de gripe e problemas respiratórios que o forçaram, por exemplo, a ficar no hospital por três dias em março de 2023. Em novembro de 2023, problemas respiratórios o levaram a cancelar sua viagem a Dubai para a COP28.

No final de fevereiro de 2024, ele também foi à Policlínica Gemelli na Ilha Tiberina para fazer uma tomografia computadorizada para verificar os pulmões.

Além da questão respiratória, o pontífice precisou ficar internado em junho de 2023 para uma operação de hérnia abdominal, na qual algumas aderências foram removidas e uma malha foi colocada na parede do abdômen. Ele passou nove dias no hospital. Em julho de 2021, ele já havia sido hospitalizado por dez dias para uma cirurgia de estenose diverticular sintomática do cólon.

No passado, o papa também sofreu com dores devido à inflamação do nervo ciático, algo que, especialmente entre o final de 2020 e o início de 2021, o forçou a cancelar alguns eventos.

Antes disso, em 2019, foram problemas oftalmológicos que acometeram o líder católico, o que fez com que ele precisasse ser submetido a uma cirurgia de catarata na Clínica Pio XI, em Roma.

O pontífice ainda sofre há vários anos de um problema no joelho que o obriga a usar uma bengala e uma cadeira de rodas para se locomover, mas nunca quis fazer a operação porque diz ter problemas com anestesia geral.

*EFE

Leia também1 Flávio Bolsonaro e Eduardo Paes batem boca nas redes sociais
2 Lula trocou ovo de galinha por ovos de pata e ema: "Sustância"
3 Lula anuncia que fará viagem de Estado ao Japão em março
4 PRTB quer lançar Wesley Safadão como candidato ao Senado
5 Google admite falha em aviso de terremoto e desativa recurso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.