Leia também:
X Veja imagens impressionantes da tragédia no Líbano

Após explosão, Israel oferece ajuda humanitária ao Líbano

Imprensa israelense citou fontes que descartaram qualquer envolvimento do país na tragédia desta terça

Pleno.News - 04/08/2020 18h25 | atualizado em 05/08/2020 09h24

Israel ofereceu ajuda humanitária ao Líbano após explosão em Beirute Foto: EFE/EPA/NABIL MOUNZER

Israel juntou-se à lista de países que ofereceram ajuda humanitária ao Líbano após a explosão ocorrida na tarde desta terça-feira (4), no porto de Beirute e que deixou mais de 50 mortos e 2.750 feridos, além de graves danos materiais.

O Ministério da Defesa de Israel informou que entrou em contato com o Líbano através de “canais diplomáticos e de segurança internacional” e ofereceu “ajuda médica humanitária” e “assistência imediata”.

A iniciativa, liderada pelo ministros da Defesa, Benny Gantz, e das Relações Exteriores, Gabi Ashkenazi, coloca Israel em uma longa lista de países e organizações internacionais que ofereceram assistência ao Líbano, que além dos danos desta terça-feira também vive uma profunda crise econômica.

Yair Lapid, líder da oposição ao governo de Benjamin Netanyahu, também falou sobre a explosão. Em mensagem publicada em árabe e inglês no Twitter, ele manifestou “profundas condolências aos moradores de Beirute neste momento difícil” e afirmou desejar “uma rápida recuperação a todos os feridos”.

O presidente israelense, Reuven Rivlin, também utilizou a rede social para prestar apoio.

– Compartilhamos a dor do povo libanês e, sinceramente, oferecemos nossa ajuda neste momento difícil – declarou.

A imprensa israelense citou fontes políticas e de segurança locais que descartaram qualquer envolvimento ou responsabilidade do país na explosão.

Este esclarecimento responde a especulações que ligavam o incidente ao atual contexto de tensão entre Israel e a milícia xiita libanesa Hezbollah, após um incidente no dia 27 de julho, no qual o exército israelense fez disparos sobre o que descreveu como um “comando do Hezbollah” que atravessou a fronteira armado e retornou ao Líbano após uma troca de tiros sem baixas.

Além disso, a milícia libanesa advertiu que vingaria a morte de um de seus membros em um ataque na Síria atribuído a Israel.

Neste contexto, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu advertiu nesta terça ao Hezbollah que Israel “fará tudo o que for necessário para se defender”.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Veja imagens impressionantes da tragédia no Líbano
2 Veja! Escombros de explosão atingem padre em Beirute
3 Beirute: Militares do Brasil no Líbano estão bem, diz Marinha
4 Forte explosão sacode a cidade de Beirute, capital do Líbano
5 Bolsonaro se solidariza com o Líbano: 'Profundamente triste'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.