Leia também:
X Florista perde novo recurso após recusa a clientes LGBTs

Apagão deixa Argentina e Uruguai sem energia

Falha maciça no sistema de interconexão elétrica teria causado o problema

Ana Luiza Menezes - 16/06/2019 18h16 | atualizado em 16/06/2019 18h17

Apagão deixou Argentina e Uruguai sem energia Foto: EFE/ Enrique García Medina

A Argentina e o Uruguai enfrentam um apagão de grandes proporções neste domingo (16).

– Uma falha maciça no sistema de interconexão elétrica deixou toda a Argentina e o Uruguai sem energia – informou a distribuidora Edesur.

A empresa, que atende as províncias do sul do país e Buenos Aires, disse que a falha teve origem “em uma conexão de transporte de eletricidade entre as centrais de Yacyretá e Salto Grande”.

A falha fez com que fossem ativadas as proteções das usinas hidrelétricas, que saíram de operação.

– Às 7h07 houve o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI), que produziu uma queda de energia em todo o país e que também afetou o Uruguai – informou a Secretaria de Energia da Argentina.

Alejandra Martínez, porta-voz da distribuidora argentina Edesur, disse que o restabelecimento do sistema estava em curso e que demoraria cerca de seis horas. ​

Por volta das 15h, o presidente Mauricio Macri informou que 50% dos usuários estavam com a energia restaurado. “Nas próximas horas, teremos voltado ao normal em todo o país.”

Macri acrescentou que as causas ainda estavam sendo avaliadas e o governo ainda fala em “erro técnico” na estação de Yaciretá.
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o apagão não teve reflexos no Brasil.

Apesar de a Argentina ter tido apagões com frequência, nos picos de alto calor ou muito frio, este é o mais abrangente e mais longo dos últimos 20 anos.

Em províncias do Norte da Argentina, o apagão começou mais cedo, às 5h, e ainda é quase total. Buenos Aires chegou a ficar completamente sem luz, mas a energia começou a ser reestabelecida no final da manhã. O fornecimento foi normalizado nos bairros 9 de Julio, Chacarita, Constitución, Flores, Liniers, San Telmo e Recoleta.

Houve confusão na cidade, com pessoas buscando restaurantes com energia -o Dia dos Pais é comemorado no domingo no país, e chove muito em Buenos Aires.

A UTE (Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas) do Uruguai afirmou que a falha na rede argentina deixou todo o território uruguaio sem luz. De acordo com a empresa, uma parte do sistema de alta tensão já voltou a funcionar e o serviço também está sendo restaurado no país.​

Segundo a Edesur, a hipótese mais provável é que apagão teria ocorrido por um desequilíbrio entre a energia entregue e a alta demanda. No inverno, os argentinos utilizam muita energia para seus sistemas de calefação, e o governo realiza campanhas incentivando o uso moderado dos sistemas, para evitar apagões.

O subsecretário de Operações de Proteção Civil da Argentina, Daniel Russo, disse à imprensa local que hospitais públicos não foram afetados por possuírem geradores -os que não possuem teriam os pacientes transferidos.

Em Buenos Aires, os bairros mais afetados eram Caballito, Villa Crespo, Palermo, Núñez e Belgrano. Ezeiza operava com normalidade por volta das 11h, com geradores.

O apagão também preocupa por atrapalhar o calendário eleitoral – há eleição regional nas províncias de Formosa, San Luis, Santa Fé e Terra do Fogo. O início da votação chegou a ser adiado, mas foi reestabelecido.

A Argentina, com 44 milhões de habitantes, e o Uruguai, com 3,4 milhões, compartilham um sistema interconectado de energia elétrica, centralizado na usina binacional de Salto Grande, localizada a cerca de 450 km ao norte de Buenos Aires.

*Folhapress

Leia também1 Florista perde novo recurso após recusa a clientes LGBTs
2 Catedral de Notre-Dame tem primeira missa após incêndio
3 Menino é morto por não querer se vestir de menina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.