Leia também:
X Talibãs proíbem que mulheres viajem sem véu e sozinhas

Aos 90 anos, morre o arcebispo e Nobel da Paz Desmond Tutu

Tutu ficou conhecido por seu ativismo contra o regime do apartheid na África do Sul

Pleno.News - 26/12/2021 09h40 | atualizado em 26/12/2021 09h52

Arcebispo Desmond Tutu morreu aos 90 anos Foto: EFE/EPA/Ilvy Nijokiktjien

O arcebispo da África do Sul, Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1984 por seu ativismo contra o regime racista de segregação do “apartheid”, morreu neste domingo (26) aos 90 anos, na Cidade do Cabo, segundo fontes oficiais. Em nota, o presidente do país, Cyril Ramaphosa, confirmou a morte do líder religioso anglicano.

– A morte do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de perda na despedida de nossa nação a uma geração de sul-africanos proeminentes que nos legou uma África do Sul libertada – disse o presidente na declaração.

O presidente descreveu Tutu como um “patriota incomparável” e um “homem de intelecto extraordinário” que manteve sua integridade na luta contra as “forças do apartheid”. Mesmo em uma democracia, Ramaphosa observou que Tutu manteve o “vigor” e a “vigilância” da liderança para responsabilizar as instituições.

A morte também foi confirmada pelo atual arcebispo da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba, que lembrou o Nobel da Paz como alguém que queria que todos os seres humanos vivessem em “liberdade, paz e alegria”.

– Em nome da Igreja Anglicana da África do Sul, de toda a comunidade religiosa e, ouso dizer, em nome de milhões (de pessoas) em toda a África do Sul, África e do mundo, envio nossas mais profundas condolências à sua esposa, Nomalizo Leah, seu filho, Trevor Tamsanqa, e suas filhas, Thandeka, Nontombi e Mpho – disse Makgoba.

Prêmio Nobel da Paz de 1984 por sua luta contra a opressão brutal do apartheid, Tutu é considerado uma das principais figuras da história contemporânea da África do Sul. Nos últimos anos, ele havia se afastado da vida pública devido à idade avançada e aos problemas de saúde, incluindo o câncer de próstata.

*EFE

Leia também1 Maju Coutinho é promovida e vai apresentar Carnaval 2022
2 Enchentes: Sul da Bahia tem 4,2 mil desabrigados por chuvas
3 Talibãs proíbem que mulheres viajem sem véu e sozinhas
4 Jogador de futebol morre após pancada na cabeça durante jogo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.