Leia também:
X Jovem ganha 1º prêmio de R$ 5,3 milhões por se vacinar nos EUA

Ao menos 59 pessoas morreram nos protestos na Colômbia

Dados são da campanha "Defenda a Liberdade: um assunto de todos"

Pleno.News - 28/05/2021 17h23 | atualizado em 28/05/2021 17h44

protestos na colômbia - quarta 5 de maio
Manifestações contra governo de Iván Duque completam um mês Foto: EFE/ Carlos Ortega

Pelo menos 59 pessoas morreram nos protestos contra o governo da Colômbia que, nesta sexta-feira (28), completam um mês, de acordo com dados levantados pela campanha “Defenda a Liberdade: um assunto de todos” – uma rede de organizações civis, estudantis e de direitos humanos que monitora as manifestações.

– Até agora, neste mês de protestos, documentamos 59 homicídios, dos quais 32 teriam sido cometidos pelas forças de segurança. O restante poderia ser presumido como tendo sido realizado por civis não identificados no contexto do protesto – declarou o porta-voz da rede, Óscar Ramírez, durante uma entrevista coletiva.

Duas das vítimas documentadas eram mulheres, enquanto nove não foram identificadas ou sua conexão com os protestos não foi verificada. As organizações condenaram o uso de armas de fogo durante as marchas tanto pelas forças de segurança quanto pelos civis.

– O uso desproporcional da força pública e o uso impróprio de armas deixou cerca de 866 pessoas feridas, 51 delas com lesões oculares, e 70 foram feridas por armas de fogo. É um fato preocupante – considerou Ramírez ao apresentar o balanço das violações de direitos humanos que ocorreram durante as manifestações.

Eles documentaram múltiplas agressões, tais como espancamentos, ameaças, detenções arbitrárias e ameaças contra 133 defensores dos direitos humanos, razão por que recomendaram a adoção de medidas expeditas para inibir a violência cometida por agentes das forças de segurança, bem como “a suspensão das armas de reduzida letalidade que geram sérios danos à população civil”.

Houve ainda dois casos de estupro e 14 outros casos de violência sexual (toque inapropriado de natureza sexual, ameaças de violência sexual, qualquer ato envolvendo violação da liberdade e integridade sexual).

– Denunciamos o abuso de poder, de autoridade e as agressões cometidas pelas forças públicas, das quais temos registros de pelo menos 1.184 reclamações de uso indiscriminado da força contra casas, pessoas que não participavam das manifestações e idosos – disse Ramírez.

Entretanto, de acordo com números oficiais da Procuradoria Geral e do Ministério da Defesa, 43 pessoas foram mortas no mês dos protestos, mas apenas 17 vítimas civis e dois policiais tinham ligação direta com as manifestações. Enquanto isso, em três dos homicídios em que a polícia foi acusada, membros da instituição foram presos e estão sendo processados pelo sistema de justiça.

Por causa das acusações contra os policiais, o Senado colombiano apoiou o ministro da Defesa colombiano, Diego Molano, que, na quinta-feira (27), com grande maioria, escapou de uma moção de censura impulsionada por congressistas da oposição que o acusaram de ser “politicamente responsável” pela violência policial nos protestos.

*EFE

Leia também1 Philip deixou parte da fortuna de R$ 224 mi para funcionários
2 Covid faz Argentina enfrentar colapso, mesmo com restrição
3 Bashar Al-Assad é reeleito na Síria, em eleições contestadas
4 Estado de emergência no Japão é ampliado para conter crise
5 Homem procurado por 100 homicídios é preso na Espanha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.