Leia também:
X Trump: “Brasil trata empresas dos EUA injustamente”

Ao completar 60 anos, Nasa planeja nova viagem à lua

Agência espacial celebra aniversário nesta segunda-feira

Ana Luiza Menezes - 01/10/2018 20h00

Nasa planeja nova ida à lua Foto: Reprodução/ Instagram

Nesta segunda-feira (1) a agência espacial americana (NASA) completa 60 anos. Um post compartilhado nas redes sociais mostrou as grandes conquistas dos astronautas e demais membros da equipe de pesquisa. Também foi anunciada a intenção de uma nova visita à lua.

– Nossa grande agência tem mudado o mundo para melhor. Nossa história continua a ser feita com compromentimento e liderança. O presidente Eisenhower lançou a nossa nação para uma nova era espacial e o presidente Kennedy nos deu o desafio de chegar à Lua. (…) Voltaremos à Lua para aprender mais sobre o que será necessário para apoiar a exploração humana em Marte e além – discursou Jim Bridenstine, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos.

Um texto oficial, publicado no site da Nasa, explicou os objetivos da ida à lua. A ideia é ir, porém sem competir com um concorrente, como aconteceu no período em que os Estados Unidos eram rivais da Rússia.

– Voltaremos para aprender mais sobre o que será necessário para apoiar a exploração humana em Marte e além. (…) Vamos nos basear em parcerias industriais, internacionais e acadêmicas criadas para a estação espacial. As empresas comerciais terão um papel cada vez maior na indústria espacial: lançando foguetes, transportando cargas e tripulação, construindo infraestrutura na órbita da Terra – informou o texto.

HISTÓRIA
A agência espacial americana foi criada em 1º de outubro de 1958, após o lançamento do programa Sputnik pela União Soviética. Desde então, com a Nasa, o homem pisou na Lua, pesquisou os planetas do Sistema Solar e deu continuidade à busca por provas de vida além da Terra.

Naquele período, o mundo estava em meio à chamada Guerra Fria. Os americanos entraram na competição pelas pesquisas espaciais. Antes disso, em 1915, o Congresso dos EUA fundou o Comitê Consultivo Nacional de Aeronáutica já como um órgão governamental independente e subordinado diretamente ao presidente.

O americano T. Keith Glennan foi o primeiro administrador da agência e Hugh Fryden foi o vice-presidente. O presidente dos EUA, na época, era Dwight D. Eisenhower.

O primeiro satélite enviado pela agência para observar a Terra foi o Explorer-1, ainda em 1958. Atualmente, a Nasa tem 115 satélites de observação do nosso planeta.

Em 20 de julho de 1969 o homem pisou pela primeira vez na Lua. O feito, realizado pelo astronauta americano Neil Armstrong, seguido do seu colega de missão Buzz Aldrin, ficou marcado na história.

A espaçonave Apollo, usada por eles, tinha três partes: o módulo de comando, a única parte que voltou à Terra; o módulo de serviço, que continha propulsor, sistema elétrico, oxigênio e água; e o módulo lunar, utilizado para pousar na Lua. Apesar de ser tripulada por três astronautas, a missão foi dividida de forma que Michael Collins permanecesse no módulo de comando, na órbita lunar, enquanto Buzz Aldrin e Neil Armstrong pousassem na Lua com o Módulo Lunar.

A Apollo 11 foi uma das sete missões, de um total de 17 do Programa Apollo, que conseguiu levar o homem à Lua. Depois, o programa fez outros cinco bem sucedidos desembarques na Lua entre 1969 e 1972. Ao total, 12 homens pisaram na superfície lunar, todos americanos.

Tecnologias utilizadas hoje, como as câmeras dos celulares, são resultado das pesquisas feitas no espaço.

https://www.instagram.com/p/BoZjhaUHR8k/?hl=pt-br&taken-by=nasa

Leia também1 Trump: "Brasil trata empresas dos EUA injustamente"
2 Indonésia relata que ainda há centenas de soterrados
3 Nobel de Medicina vai para dupla que luta contra o câncer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.