Leia também:
X Homem que deu tapa em Macron é solto: “Não me arrependo”

Terra tem anomalia no campo magnético e preocupa cientistas

Intensidade está mais baixa em duas regiões do planeta

Mayara Macedo - 13/09/2021 14h13 | atualizado em 13/09/2021 15h21

Campo magnético da Terra está com anomalia Foto: Reprodução/Division of Geomagntism, DTU Space

Um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, aponta que o campo magnético do planeta Terra está com uma anomalia. O fenômeno estaria causando preocupação à Nasa e, por isso, constantemente é monitorado.

A anomalia, que está aumentando, está localizada acima da América do Sul e chega até uma parte do continente africano. Nessas regiões, a intensidade do campo magnético é mais baixa. A principal função do campo é barrar a radioatividade que vem do espaço, como, por exemplo, os raios ultravioleta. Outros raios que são conhecidos como ionizantes também são perigosos, pois retiram elétrons dos átomos e os transformam em íons.

Os raios radioativos são cancerígenos e têm a capacidade de destruir a atmosfera. É por isso que Marte tem apenas 2% de campo magnético, se comparado ao da Terra. No Planeta Vermelho, a ação do campo magnético é extremamente fraca. Uma das maiores preocupações da Nasa é o fato de que a radiação pode afetar principalmente a tecnologia, como satélites.

O campo magnético é formado pela fusão do ferro e do níquel, que se movimentam a três mil quilômetros de profundidade e geram correntes elétricas que, consequentemente, geram o campo.

Ainda de acordo com o estudo, o campo dipolo, que também é causado por essa fusão, pode estar enfraquecendo. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, ventos solares e rochas magnetizadas correspondem a 10% do campo magnético da Terra.

Um outro estudo, publicado em 2020, diz que a anomalia pode ser um outro fenômeno acontecendo: a inversão magnética, ou seja, mudança de orientação do campo magnético terrestre.

Leia também1 Homem que deu tapa em Macron é solto: "Não me arrependo"
2 Coreia do Norte realiza teste de míssil de longo alcance
3 Trump: "Eu amo o presidente do Brasil. Ele trabalha arduamente"
4 Joe Biden libera documentos sigilosos sobre o 11 de setembro
5 Médica da Austrália vai aos trends ao falar em Nova Ordem Mundial

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.