Leia também:
X Covid-19: Casos confirmados no Brasil sobem para 25

“Ameaça de pandemia se tornou muito real”, alerta OMS

Mais de 100 mil pessoas já foram infectadas

Pleno.News - 09/03/2020 15h09

Planeta pode enfrentar pandemia de coronavírus, admite OMS Foto: EFE/Sáshenka Gutiérrez

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou nesta segunda-feira (9) que “a ameaça de haver uma pandemia se tornou muito real”, após o número de casos de Covid-19 ter superado a marca de 100 mil em mais de cem países.

– É preocupante que tantos países tenham sido afetados tão rapidamente, o número de casos mostra que a ameaça de pandemia se tornou muito real, mas esta pode ser a primeira pandemia na história que sejamos capazes de controlar – disse o dirigente em entrevista coletiva.

A última pandemia declarada pela OMS foi a gripe A, em 2009. Desta vez, advertiu que não haveria declaração oficial com a Covid-19, pois esse termo não é mais usado na medição de epidemias, embora a palavra possa ser usada coloquialmente se forem declarados grandes surtos em todos os cinco continentes.

– Não estamos preocupados com a palavra, mas com a reação que ela provoca, e queremos que continuemos lutando, sem desistir – disse o diretor executivo da OMS para Emergências de Saúde, Mike Ryan.

Adhanom acrescentou que “governos, empresas, comunidades, famílias e indivíduos podem ajudar a controlar esta epidemia” e opinou que “com ações rápidas e decisivas podemos deter o vírus”.

O diretor-geral da OMS ressaltou que, apesar do número de casos, mais de 90% deles continuam concentrados em quatro países (China, Coreia do Sul, Itália e Irã), e recordou que na China, onde o surto teve origem em dezembro, a taxa de recuperação das pessoas afetadas beira 70%.

– As áreas com transmissão entre comunidades continuam sendo o maior desafio, e devemos aumentar os esforços para evitar o contágio e reduzi-lo a surtos mais controláveis – disse Adhanom, acrescentando que nos países com transmissão comunitária não deve haver hesitação no uso de medidas como o fechamento de escolas ou o cancelamento de eventos de massa.

O dirigente enfatizou que países como China, Itália, Japão, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos, entre outros, já ativaram medidas de emergência que podem servir de exemplo.

– Anima ver que a Itália está tomando medidas agressivas para conter a epidemia, e estamos confiantes que elas serão eficazes nos próximos dias – disse o chefe da OMS.

Adhanom informou que a OMS já enviou equipamento de proteção contra epidemias para 57 países, está se preparando para enviar remessas a outros 28, e que 120 receberam equipamentos de laboratório para ajudá-los a se preparar para um possível aumento dos casos.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Covid-19: Casos confirmados no Brasil sobem para 25
2 "Pânico com coronavírus não é compatível com a realidade"
3 Covid-19: Liga dos Campeões realizará 3 jogos sem torcida

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.