Leia também:
X Cientistas criam “nova arca de Noé” para evitar extinção vegetal

Aluno é punido por usar camiseta com a frase “Existem apenas dois gêneros” e discursa

"Não reclamo quando vejo bandeiras do orgulho LGBT", disse o menino de 12 anos

Monique Mello - 19/05/2023 17h29 | atualizado em 19/05/2023 18h15

Liam Morrison, de 12 anos Foto: Reprodução/Vídeo redes sociais

Liam Morrison, de 12 anos, diz ter sido expulso de uma aula por usar uma camiseta com a frase: “Existem apenas dois gêneros”. O episódio ocorreu na Nichols Middle School, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O pré-adolescente enfrentou a escola com um discurso durante uma reunião do comitê escolar, cujo vídeo viralizou nas redes sociais.

O episódio da expulsão ocorreu em 21 de março. Segundo Liam, ele ouviu de funcionários da escola que outros alunos estavam reclamando, porque os dizeres da camiseta os deixavam “inseguros”.

– Nunca pensei que a camiseta que usei para ir à escola em 21 de março me levaria a falar com vocês hoje – disse o menino na reunião do comitê, em 13 de abril.

Após a expulsão, Liam foi levado a conversar com outros funcionários da instituição de ensino.

– Eles me disseram que eu não estava encrencado, mas eu tinha certeza de que estava. Disseram que eu precisaria tirar minha camiseta antes de poder voltar para a aula. Quando eu, gentilmente, disse que não queria fazer isso, eles ligaram para meu pai. Felizmente, meu pai, que apoiou minha decisão, veio me buscar – afirmou.

– O que minha camisa dizia? Cinco palavras simples: “Existem apenas dois gêneros” (em inglês “There are only two genders”). Nada prejudicial. Nada ameaçador. Apenas uma afirmação que acredito ser um fato – continuou Liam.

O pré-adolescente ainda foi além:

– Não reclamo quando vejo bandeiras do orgulho LGBT e cartazes de diversidade pendurados por toda a escola. Sabe por quê? Porque os outros têm direito a suas crenças, assim como eu – declarou.

Neste mês de maio, a família de Liam anunciou que iria processar a Nichols Middle School (NMS), por violar os direitos da Primeira Emenda do filho. O jovem teria usado uma nova camiseta no dia 5 de maio, e a história se repetiu.

– Então, o que aconteceu foi logo assim que a escola estava abrindo. Não demorou muito para alguém entrar na minha sala de aula e dizer: “Ei, eu preciso que você me siga” – disse o aluno à Fox News.

– Percebi que eles provavelmente iriam querer que eu fosse ao escritório do diretor. E depois de segui-los, fui para a sala que eles me disseram para ir, e tirei a camisa porque sabia que era isso que iriam me pedir – acrescentou o aluno da 7ª série.

Confira o discurso:

Leia também1 Brasil simplificará a entrada de pessoas LGBTQIA+ no país
2 Projeto na Câmara quer tornar hediondo o crime de "LGBTcídio"
3 Pastor Tim Keller morre aos 72 anos, após luta contra o câncer
4 Smilingüido se une à ChildFund em prol da proteção da criança
5 Jornalista da GloboNews dispara que "ser bicha é ato político"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.