Leia também:
X Ex-presidente Donald Trump se apresenta à Justiça

Alunas são internadas após novo caso de envenenamento no Irã

Pelo menos 20 alunas foram hospitalizadas

Pleno.News - 04/04/2023 15h43 | atualizado em 04/04/2023 16h09

Pelo menos 20 alunas são internadas após novo caso de envenenamento no Irã (Imagem ilustrativa) Foto: Pexels

Nesta terça-feira (4), pelo menos 20 alunas foram hospitalizadas, em consequência de um novo envenenamento em um centro educacional feminino no Irã. Esse é o segundo caso ocorrido desde o reinício do ano letivo no país, na segunda-feira (3).

O envenenamento ocorreu em uma escola na cidade de Tabriz, no noroeste do Irã. No local, as jovens sofriam de dificuldades respiratórias, conforme informou a imprensa estatal iraniana.

As estudantes tiveram alta após receberem tratamento e passam bem, segundo fontes médicas citadas pela agência oficial de notícias iraniana Irna.

Em vídeos compartilhados por ativistas, as jovens são vistas caídas no chão e tossindo muito na porta da escola.

Esse é o segundo caso de envenenamento em um centro educacional feminino desde que o ano letivo recomeçou nesta segunda-feira, após o feriado de duas semanas do Ano Novo persa, segundo o jornal reformista Etemad.

O primeiro caso ocorreu, na segunda, em uma escola secundária na cidade de Naqdeh, no Curdistão iraniano. As estudantes sentiram tontura, náuseas e dor de cabeça, explicou o Etemad.

A notícia foi publicada por jornais reformistas como o Shargh, mas depois desapareceu de seus sites.

O Irã sofreu uma onda de intoxicações por gás, que começou no final de novembro de 2022, na cidade sagrada de Qom e se multiplicou em fevereiro e março.

Cerca de 5 mil alunas de 230 centros educacionais em 25 das províncias iranianas, segundo dados fornecidos pelo parlamentar Mohammad-Hassan Asafari, membro de uma comissão que investiga envenenamentos.

As alunas apresentaram sintomas como irritação na garganta, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, fraqueza, arritmias e incapacidade de mover as extremidades após a inalação de um suposto gás.

O governo iraniano prendeu mais de 100 pessoas por suposta responsabilidade nos envenenamentos, que atribuiu a inimigos do país.

No Irã, a educação feminina não foi questionada nos 43 anos de existência da República Islâmica e alguns pais relacionam os envenenamentos com os protestos com acentuado tom feminista nos últimos meses, que haviam se acalmado após forte repressão estatal.

As alunas das escolas e institutos participaram desses protestos, tiraram os véus, gritaram “mulher, vida, liberdade” e fizeram gestos de desprezo diante de retratos de Ali Khamenei e do fundador da República Islâmica, o aiatolá Ruhollah Khomeini.

*EFE

Leia também1 Trump será fichado nesta terça em processo no qual virou réu
2 Finlândia ingressa na Otan, e Rússia fala em tomar "medidas"
3 Vladimir Putin convida Lula para visitar a Rússia
4 "Que Putin passe o resto da vida em um porão sem banheiro"
5 EUA: Em Utah, pai quer proibir Bíblia nas escolas; entenda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.