Leia também:
X Corpo de modelo é achado esquartejado e cozido, na China

Alunas no Irã são envenenadas para fechar escolas femininas

Vice-ministro da Saúde do país tornou o caso público

Monique Mello - 27/02/2023 13h48 | atualizado em 27/02/2023 16h10

Centro de ensino em Qom, no Irã Foto: EFE/ Marina Villén

O Ministério da Saúde do Irã denunciou, neste domingo (26), o envenenamento recorrente de alunas de escolas femininas na cidade de Qom, e que o ato é intencional, com a finalidade de forçar o fechamento dessas instituições.

– Descobriu-se que certos indivíduos queriam que todas as escolas, em particular as femininas, fechassem – declarou Younes Panahi, vice-ministro da Saúde.

– O envenenamento foi causado por substâncias químicas disponíveis e não de uso militar, não é contagioso ou transmissível – acrescentou.

Os envenenamentos, por vias respiratórias, têm ocorrido desde novembro do ano passado. Muitas alunas precisaram ser hospitalizadas. Os pais se juntaram em um protesto em frente à administração da cidade, no último dia 14 de fevereiro, pedindo providências das autoridades.

Ali Bahadori Jahromi, porta-voz do governo, se manifestou logo no dia seguinte, anunciando que tanto o Ministério da Educação quando o de Inteligência estavam agindo em conjunto para descobrir a origem dos envenenamentos.

A presidente eleita da Resistência Iraniana, Maryam Rajavi, se manifestou nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (27), citando a Organização das Nações Unidas (ONU).

– É necessária uma ação imediata. Exorto o relator especial das Nações Unidas sobre violência contra as mulheres a emitir um alerta ao regime e iniciar uma investigação. É hora de uma delegação da ONU com urgência e responsabilizar os perpetradores (…). Assim como lutamos contra o hijab obrigatório, devemos exigir uma educação segura para nossas meninas. Levante-se e proteste contra o envenenamento em cadeia de meninas do ensino médio – escreveu a ativista.

Leia também1 Zelensky diz que planeja se reunir com presidente da China
2 Cientistas se preocupam com o nível da "Geleira do Apocalipse"
3 Deixados Para Trás aborda a vida pós-arrebatamento; veja o trailer
4 Corpo de modelo é achado esquartejado e cozido, na China
5 Novo terremoto atinge o sudeste da Turquia e deixa 1 morto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.