Leia também:
X Fernández critica exigências da Pfizer para vender vacinas

Alpinistas do Everest enfrentam surto de Covid em acampamento

Pelo menos 41 grupos estão na fase final da temporada de escalada

Pleno.News - 29/05/2021 09h48 | atualizado em 29/05/2021 09h49

Alpinistas no Monte Everest enfrentam surto de Covid-19 Foto: Reprodução

Com poucos dias restantes para o final da temporada de escalada do Monte Everest, centenas de alpinistas correm contra o tempo para alcançar o topo da montanha mais alta do mundo. Porém, além das condições desafiadoras, eles também enfrentam outra dificuldade: um surto de Covid-19 no acampamento base.

Neste mês, três equipes de expedição cancelaram a escalada por conta do crescente número de casos, mas outras 41 equipes decidiram continuar, com centenas de alpinistas e guias em busca de alcançar o cume da montanha de 8.849 metros de altitude. A temporada deve ser encerrada ainda em maio por conta de condições climáticas.

Operadores da expedição e autoridades nepalesas confirmam os casos, mas indicam que nenhum deles é grave. O Monte Everest é um dos maiores atrativos turísticos da região e vem de um ano sabático por conta da pandemia.

O primeiro caso foi confirmado em abril, quando um alpinista norueguês testou positivo no acampamento base. Ele foi transportado de helicóptero até Kathmandu, onde recebeu tratamento antes de voltar para o país de origem. A China cancelou na semana passada a escalada de seu lado do Everest devido a temores de que o vírus pode se espalhar do Nepal.

A temporada de escalada foi acompanhada por um aumento de casos de covid-19 no Nepal, com números recordes de infecções e mortes diárias. Na sexta, o Nepal registrou 6.951 novos casos confirmados e 96 mortes. Desde o início da pandemia, já são 549.111 casos e 7.047 mortes no país.

*Estadão com AP

Leia também1 Fernández critica exigências da Pfizer para vender vacinas
2 Restos mortais de 215 crianças são achados em antigo internato
3 Argentina atualiza normas para facilitar e impulsionar aborto
4 OMS: 'Busca por origem da Covid está envenenada pela política'
5 Teleférico que caiu na Itália teve trava de segurança desativada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.